Datafolha mostra apoio ao Airbnb

Uma pesquisa nacional conduzida pelo Instituto Datafolha mostra que 86% dos brasileiros são a favor do conceito de compartilhamento de lares, no qual os viajantes escolhem, reservam e pagam pela internet pelos quartos, apartamentos e casas ali anunciados. E 76% estão satisfeitos com a legislação atual sobre a locação por temporada ou gostariam de novas regras que não criassem restrições.

Os resultados também mostram que 96% da população enxergam vantagens nesse tipo de acomodação, especialmente na renda extra para quem aluga e na economia para os viajantes. No total, sete de cada dez brasileiros acham que o Airbnb está ajudando as pessoas.

Os brasileiros também rejeitam a restrição adotada por alguns condomínios para impedir que proprietários aluguem seus imóveis por temporada. Para 62% dos entrevistados, os condomínios não devem ter o poder de adotar esta restrição.

Quase toda a população (92%) disse se sentir segura para usar esse tipo de acomodação nas viagens com procedimentos como a verificação de identidade, fotos e avaliações de usuários, atendimento ao consumidor e monitoramento de segurança.

Além disso, 71% dos brasileiros discordam do pagamento de taxas adicionais, além das que são devidas (a renda de aluguel está sujeita a declaração e recolhimento de imposto de renda, e a locação por temporada está prevista na Lei do Inquilinato).

A pesquisa foi realizada entre 23 e 27 de agosto, em 130 cidades, e 2.693 entrevistas foram conduzidas. Os resultados são representativos da população brasileira de mais de 16 anos e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

infografia