Futuro do Dinheiro é tema do segundo episódio da série Feel the Future

As cédulas em papel vão acabar? Ter cartões de plástico na carteira já está virando coisa do passado? Como os jovens lidam com dinheiro? Para conversar sobre como será a nossa relação com o dinheiro no futuro, o segundo episódio da série de podcasts Feel the Future recebe o professor e consultor Gustavo Cerbasi, autor de 16 livros sobre finanças que já venderam mais de 2,5 milhões de exemplares e uma referência em educação financeira no país.

Divulgação
Adriana Couto, apresentadora, e Gustavo Cerbasi, escritor, professor e consultor

A série Feel the Future está reunindo pessoas que têm um olhar diferente e iniciativas inovadoras para o mundo, em diversas áreas. Produzido em parceria entre Audi do Brasil e o Estúdio Folha, os podcasts permitirão aos ouvintes se conectar com temas e reflexões que vão ajudar a criar novas perspectivas para o amanhã.

Na conversa com a jornalista e apresentadora Adriana Couto, Cerbasi afirma que as cédulas estão, sim, com os dias contados. "O papel moeda vai cumprir ainda sua função em locais onde a internet não funciona muito bem, para garantir os pagamentos", afirma Cerbasi. "Mas com a disseminação dos aplicativos e de outras tecnologias, com certeza o papel moeda será coisa de museu".

As transformações geradas pelas novas tecnologias estão aceleradas também em relação ao dinheiro. "Os cartões de crédito e débito demoraram para substituir o dinheiro, mas agora não precisamos mais deles. Hoje basta olhar para o celular para fazer um pagamento", diz Cerbasi.

Morando no interior de São Paulo, Cerbasi conta que recentemente passou três semanas sem sua carteira. "Ela ficou em São Paulo e não senti nenhuma falta, nem para pagar o pedágio."

O podcast sobre o futuro do dinheiro discutiu ainda educação financeira, a relação dos jovens com bens materiais, inclusão digital e as novas tecnologias que estão chegando, como o sistema PIX de pagamento instantâneo.

O segundo programa da série Feel the Future pode ser ouvido nas principais plataformas de áudio.

Clique aqui para ouvir no Spotify

Aqui no iTunes

E aqui para ouvir no Deezer

Saiba mais sobre a série Feel the Future.

Ouça o primeiro episódio, sobre mobilidade e carro elétrico, com o piloto Lucas Di Grassi.

Espaço Pago
Espaço pago