Quarto episódio do Papo Empreendedor desmistifica negócios de impacto

Novo episódio da série trata da importância de um futuro sustentável

O quarto programa da série Papo Empreendedor reuniu duas especialistas e um empreendedor para explicar e desmistificar o que são negócios de impacto socioambiental e sua importância para um futuro sustentável.

Participaram do podcast o empreendedor Bruno Rutman, criador da startup Nucleário, Gabriela Bonotti, diretora da aceleradora Quintessa, e Mariana Fonseca, cofundadora da Pipe Social, uma plataforma que conecta startups com aceleradoras e investidores.

A série é uma iniciativa do programa Braskem Labs Scale que, desde 2015, acelera startups com soluções que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente em áreas como agronegócio, reciclagem, saúde, transporte, alimentação, água e energia. A produção é do Estúdio Folha.

Fundador e CEO da startup carioca Nucleário, Bruno Rutman criou um sistema de plantio florestal para grandes áreas degradadas. Colocado ao redor da muda, no plantio, o nucleário é uma peça que acumula água da chuva, impede que o mato cresça no entorno e que formigas cortadeiras cheguem até a muda. Isso gera economia e eficiência na manutenção das áreas plantadas.

"A Nucleário nasceu com a vontade de ajudar o planeta", diz Rutman. Mas para que gerem realmente impacto e por um longo prazo, os negócios com vocação social ou ambiental, como a Nucleário, precisam ser viáveis economicamente.

"Esse tipo de negócio deve encontrar um problema social ou ambiental para resolver, criar um modelo de negócio que torne a ideia sustentável financeiramente e acompanhar de perto o impacto gerado", afirma Mariana Fonseca, da Pipe Social. "A diferença para uma ONG é que esse negócio não vive de doação, mas de vender produtos e serviços."

Segundo Gabriela Bonotti, além de gerar vendas e receita, os negócios de impacto precisam ter um olhar atento para a operação. "É importante olhar para a gestão, para os resíduos gerados pela operação, para o relacionamento com os stakeholders e os funcionários. Isso chama gestão consciente", afirma Gabriela.

Cada novo episódio do Papo Empreendedor estará no ar às quintas-feiras, no Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts. Para ouvir o podcast, clique no play, abaixo:

Ouça no spotify

Para ouvir o programa completo click no link abaixo:

Papo Empreendedor