Resiliência é tema do último episódio do Papo Empreendedor

O oitavo programa da série de podcasts Papo Empreendedor tem como tema resiliência. Participaram da conversa o presidente da Associação Brasileira de Startups, Amure Pinho, e o empreendedor Reginaldo Siqueira, criador da Fazu - Rede de Fazendas Urbanas, uma startup que reinventou a logística para entrega de hortaliças hidropônicas poucas horas após serem colhidas.

Conceito emprestado da física, resiliência pode ser definida como a capacidade de resistir às adversidades, reagir e se fortalecer diante de uma nova situação ou de um momento difícil, seja na vida pessoal ou profissional.

Resiliência costuma ser associada ao empreendedorismo porque as startups precisam estar preparadas para muitos desafios. "É uma jornada louca. O empreendedor é um artista que passa por várias dificuldades em todas as etapas da sua startup", afirma Pinho. "O empreendedor é um lutador por natureza", diz Siqueira.

Amure Pinho foi empreendedor durante um bom tempo, nos mundos online e offline. "Errei brutalmente porque sempre acreditava muito na ideia e insistia. Mas agora me encontrei do outro lado, como investidor-anjo, porque meu trauma foi tão grande como empreendedor que hoje sei identificar o que quero ver nos empreendedores", afirma Pinho, que já investiu em 25 startups e vendeu três delas. "Ajudo a startup a receber o primeiro cheque", afirma.

Para Reginaldo Siqueira, o erro é uma excelente oportunidade de aprendizado. "Precisa ter a frieza de olhar e ver o que se leva do erro", afirma Siqueira. "Mas quebrar não é fácil, especialmente quando envolve outros profissionais, investidores, a família. O empreendedor se vê da noite para o dia sem seu sonho, mas o jeito é se levantar e partir para outra."

A série de podcasts Papo Empreendedor é uma iniciativa do programa Braskem Labs Scale que, desde 2015, acelera startups com soluções que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente, como a Fazu. A produção do podcast é do Estúdio Folha.

Cada novo episódio do Papo Empreendedor entra no ar às quintas-feiras. Você pode ouvir todos os podcasts quantas vezes quiser pelo Spotify, Google Podcasts ou Apple Podcasts.

Para ouvir o oitavo e último programa da série, clique no play, abaixo:

Ouça no spotify

Ouvir no Spotify