São históricas nas grandes cidades brasileiras as reclamações sobre o tempo gasto em engarrafamentos. O atraso na implantação de sistemas eficientes de transporte público e de infraestrutura é um grande problema, mas pode ser também uma oportunidade. É o que mostra a série de podcasts O Futuro da Mobilidade Urbana.
No primeiro dos seis programas da série, o assunto é um case de mobilidade que vem de Salvador, na Bahia, onde o metrô, implantado em prazo recorde, modernizou a forma como moradores e turistas se deslocam pela cidade e causou uma mudança em todo o sistema de transporte urbano.
Ouça o primeiro programa da série no Spotify
O segundo podcast, que irá ao ar no dia 20 de fevereiro, discute como o surgimento dos aplicativos para mobilidade e micromobilidade está mudando a forma como as pessoas se deslocam nas grandes cidades, tornando o transporte cada vez mais coletivo e compartilhado.
Eficiência energética é o tema do terceiro programa da série. O podcast mostra como a Linha-4 Amarela de metrô, operada em São Paulo pela ViaQuatro e considerada a mais moderna do país, usa tecnologias que permitem, por exemplo, a operação remota dos trens, que circulam sem condutor (driveless), e recuperar a energia gasta nas frenagens dos trens. A alta performance da linha gera eficiência no uso de energia.
O quarto podcast trata do futuro. Como vamos nos deslocar pelas cidades daqui a 20 anos? Para onde estão olhando os especialistas que desenvolvem soluções inovadoras de mobilidade urbana? Teremos um transporte mais sustentável, seguro e eficiente?
A série de podcasts O Futuro da Mobilidade Urbana é apresentada pela CCR e produzida pelo Estúdio Folha. A cada semana, será disponibilizado um novo episódio.
Você pode ouvir os podcasts pelo Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts.