Ao redesenhar seus sistemas de transporte, as cidades têm a chance de implantar soluções mais modernas e eficientes, como aconteceu na Bahia. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas foi construído no prazo recorde de 4 anos e meio e hoje faz parte de um sistema integrado de mobilidade que se tornou um case de sucesso.
O primeiro podcast da série O Futuro da Mobilidade Urbana conversou com José Eduardo Copello, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia, e com Rodolfo Gonzalez, diretor presidente da CCR Metrô Bahia. Eles contam como o metrô mudou a rotina dos moradores de Salvador.
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Com a inauguração das linhas de metrô, surgiu a necessidade de uma revisão em todo o sistema de mobilidade urbana da capital baiana, incluindo uma integração tarifária entre diferentes modais. Assim, com um mesmo bilhete, os moradores e turistas podem usar ônibus municipais, metrô e ônibus metropolitanos durante um período determinado. Salvador é também uma das poucas capitais do país em que o metrô chega ao aeroporto internacional.
O case do metrô de Salvador mostra que para promover mudanças significativas na mobilidade urbana é preciso mais do que boa vontade do poder público. É necessário um programa de parcerias com o setor privado, como aconteceu entre o governo e a CCR Metrô Bahia.
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A partir da esq., José Eduardo Copello, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia, e Rodolfo Gonzalez, diretor presidente da CCR Metrô Bahia |
Ouça o podcast e veja o que a experiência de Salvador pode ensinar a outras cidades brasileiras que querem modernizar seus sistemas de transporte.
A série de podcasts O Futuro da Mobilidade Urbana é apresentada pela CCR e produzida pelo Estúdio Folha.
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