Aplicativos mudam as formas de deslocamento

As inovações no setor de transportes não precisam vir apenas da implantação de novos modais ou depender de altos investimentos em infraestrutura. Os aplicativos para mobilidade e micromobilidade já mostraram que novas formas de deslocamento podem ser feitas de modo criativo e eficiente.

O segundo podcast da série O Futuro da Mobilidade Urbana conversa sobre a febre dos aplicativos com o empreendedor Pedro Somma, CEO da Quicko, e com Edmundo Pinheiro, presidente do conselho de inovação da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Ouça o segundo programa da série no Spotify

Startup de mobilidade centrada em big data, a Quicko criou um aplicativo que gera opções de rotas com a combinação de diferentes modais de transporte público, como ônibus, metrô, bicicleta e carro de aplicativo. Segundo Somma, a intenção é ir além e oferecer outros serviços baseados em tecnologia e apps ao longo do caminho do usuário, como pedir comida ou café, programar o serviço de lavanderia ou alugar um guarda-chuva.

Edmundo Pinheiro conta no podcast como funciona o primeiro serviço de transporte coletivo por aplicativo do país. Lançado em Goiânia, o CityBus 2.0 opera com miniônibus que atendem diversos bairros da cidade e são acionados por um app.

Divulgação
A partir da esq., Pedro Somma, CEO da Quicko, e Edmundo Pinheiro, presidente do conselho de inovação da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU)

Ouça o podcast e veja como os aplicativos de mobilidade urbana estão se multiplicando para ajudar as pessoas a se deslocar melhor.

A série de podcasts O Futuro da Mobilidade Urbana é apresentada pela CCR e produzida pelo Estúdio Folha.

Clique e ouça no Spotify.

Ouça no spotify

Espaço Pago
Espaço pago