O isolamento imposto pelo novo coronavírus se transformou rapidamente num meio de estudar e desenvolver competências profissionais. E, com o intuito de ajudar as pessoas que estão em casa, muitas com redução de renda, várias instituições passaram a oferecer seus cursos online gratuitamente.
Os cursos contemplam temas como finanças pessoais, empreendedorismo, idiomas, direito e marketing, entre outros. Para quem não está acostumado com cursos não presenciais, eles exigem um pouco mais de disciplina e foco. Especialistas afirmam que o ideal é separar um local silencioso na casa para fazer os cursos e, se possível, assistir às aulas sempre no mesmo horário.
A FGV (Fundação Getúlio Vargas) liberou 55 cursos gratuitos em sua plataforma de ensino online. Uma oportunidade para quem quer aproveitar o período de quarentena para manter o conhecimento atualizado e receber um certificado reconhecido pelo mercado. Entre os cursos disponibilizados estão marketing, direito, matemática financeira e gestão.
A instituição também tem buscado alternativas para a suspensão das aulas presenciais. Desde 23 de março, estudantes dos cursos de especialização estão cursando, gratuitamente, duas disciplinas, de 24 horas cada, selecionadas a partir dos programas online da FGV Educação Executiva. As disciplinas disponibilizadas são "Tendências em gerenciamento de projetos" e "Liderança e motivação".
A Estácio liberou cursos nas áreas de administração, programação, gastronomia e educação. O material, todo gratuito, inclui vídeos, e-books e testes de conhecimento.
A ESPM oferece 13 cursos online, até 30 de abril. Os programas têm duração de duas horas e abordam vários temas, desde como gerenciar uma crise nas redes sociais até antropologia do consumo.
A escola de negócios Saint Paul liberou acesso completo à sua plataforma digital de educação executiva, chamada LIT, por 30 dias para quem se cadastrar até 30 de abril. Ao todo, foram disponibilizadas 25 mil horas de conteúdo e 8 mil livros. A plataforma oferece conteúdo nas áreas de negócios, liderança, digital, finanças, marketing, gestão e inovação.
O Senac São Paulo está com mais de 40 cursos online gratuitos (extensão universitária e cursos livres). São cursos como liderança, finanças, imagem pessoal, nutrição e neurociência. Algumas vagas são limitadas.
O Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece gratuitamente 15 cursos online, que podem ser acessados por computador ou celular. Eles contemplam temas como finanças pessoais, consumo consciente de energia, educação ambiental, economia circular, empreendedorismo, blockchain e indústria 4.0, entre outros.
Ao final de cada curso, há um certificado de conclusão, que pode ser impresso pelo aluno. O conteúdo das aulas varia entre 14 e 20 horas. Os requisitos de acesso são: mínimo de 14 anos de idade, 5ª série do ensino fundamental completa, conhecimento em Windows, acesso a microcomputador conectado à internet e e-mail pessoal.
O Sebrae está oferecendo dezenas de cursos online gratuitos voltados para gestão e empreendedorismo. Além disso, disponibiliza consultoria online gratuita para micro e pequenos negócios. Temas como e-commerce, planejamento estratégico, finanças e vendas são algumas das opções de orientação disponíveis.
A empresa de educação executiva continuada Startse disponibilizou nesta segunda (23) um programa de capacitação com duração de cem horas. Em aulas ao vivo (que ficam disponíveis por 24 horas), os sócios da empresa abordam temas como a preparação do profissional para o modelo econômico atual e o que as empresas devem fazer para adaptar fluxos e melhorar sua gestão.