Supermercados e bancos criam horário especial para atender idosos

A pandemia da Covid-19 levou supermercados e bancos a criarem novas regras para atendimento aos clientes, principalmente os idosos, mais vulneráveis ao novo coronavírus. Para minimizar o risco de contaminação, uma série de medidas preventivas foi adotada, em linha com a orientação dada pelos órgãos de saúde pública.

A Apas (Associação Paulista de Supermercados) lançou uma cartilha de prevenção contra o coronavírus para o setor. Na publicação, a entidade recomenda que consumidores do grupo de risco sejam atendidos de forma diferenciada, quando presentes nas lojas, pois estão mais suscetíveis à contaminação. "Além do reforço nas medidas de prevenção, é possível aumentar o número de caixas preferenciais e/ ou estabelecer horários diferenciados para atendimento destes consumidores", recomenda a entidade.

O Grupo Pão de Açúcar foi um dos primeiros a implantar estratégias para tentar reduzir os efeitos do confinamento, principalmente entre a população com mais de 60 anos. Desde o dia 18 de março, as lojas da rede adotaram um horário de atendimento exclusivo para clientes nessa faixa etária. Os idosos têm exclusividade de acesso, das 6h às 7h, durante todos os dias da semana.

A medida não é válida para as lojas localizadas dentro de shopping centers, que seguirão os horários de cada estabelecimento, segundo o grupo.

Para permitir que mais pessoas tenham acesso aos produtos, a rede criou uma ação no Pão de Açúcar e no Extra para estimular o consumo consciente, incentivando que cada cliente adquira somente o necessário. Dessa forma, alguns itens só podem ser adquiridos de forma limitada a cada compra, como produtos de higiene pessoal e limpeza, além de produtos de necessidade básica, como arroz, água, leite e massas. A iniciativa vale para todas as lojas das redes em todo o Brasil por tempo indeterminado.

A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) também recomenda que a população não faça estoque de mantimentos e afirma que as lojas manterão seu funcionamento normal, mesmo em período de quarentena.

A rede Nagumo, com cerca de 50 lojas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, anunciou, por meio de suas redes sociais, a criação de um horário de atendimento exclusivo para pessoas com mais de 60 anos. Idosos e pessoas do grupo de risco para a Covid-19 terão atendimento preferencial entre as 7h e as 8h.

O Carrefour informou que aumentou o número de caixas para atendimento preferencial, para que os idosos possam fazer suas compras com mais rapidez.

BANCOS

Os bancos também estão adotando medidas para facilitar a vida dos idosos, como a antecipação do horário de atendimento, e desaconselhando os saques para reduzir o risco de contágio devido à aglomeração de segurados nas agências bancárias. Idosos, gestantes e pessoas com deficiência terão atendimento exclusivo das 9h às 10h. Para o restante do público, as agências funcionam das 10h às 14h, de acordo com orientação do Banco Central.

O Bradesco anunciou um horário especial de atendimento aos aposentados e pensionistas. Nos dias de pagamento de benefícios, a abertura das agências será com duas horas de antecedência, ou seja, às 8h, e será voltada a esse público específico. Após o encerramento do calendário de pagamentos de benefícios previdenciários, os segurados ainda poderão ser atendidos a partir das 9h, uma hora antes da abertura das agências ao público em geral. O Banco do Brasil selecionou agências de maior movimento para, entre 9h e 10h, atender com exclusividade idosos e beneficiários do INSS.

A Caixa Econômica Federal comunicou que também antecipou em uma hora o atendimento ao chamado grupo de risco em 1.619 agências. Os endereços estão disponíveis na página eletrônica do banco.

O Itaú também adotou o horário das 9h às 10h para atendimento exclusivo de aposentados, beneficiários do INSS, idosos e gestantes.

Além do horário diferenciado em algumas agências, o Santander informou que seus clientes têm descontos em compras online feitas em farmácias. Os idosos passaram a contar com atendimento exclusivo entre as 9h e as 10h em agências onde foram identificados maiores fluxos de clientes, segundo o banco.

A medida, que vale também para gestantes e pessoas com deficiência, foi implantada no dia 26 de março, e as agências que oferecem o serviço podem ser consultadas no site do banco.
Para os demais clientes, no Bradesco, Itaú, Santander, BB e Caixa, o atendimento acontece entre 10h e 14h, antecipando o fechamento das agências em duas horas na maioria das localidades do país.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a principal orientação aos idosos é que não se dirijam às agências para sacar seus salários e, em vez disso, prefiram pagar suas despesas por meio do cartão de débito.

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