Jovens querem aprender inglês para competir no mundo todo

Divulgação
Alunas do colégio Vital Brazil

Séries na televisão. Filmes nos cinemas e nas plataformas de streaming. Músicas. Quadrinhos. Games. Praticamente em todos os locais em que crianças e adolescentes buscam entretenimento, a língua mais falada e escrita é o inglês. Há uma imersão natural no idioma.

Por isso, muitos pais afirmam que a preocupação maior atualmente não é se o filho vai ter contato com o inglês -é se o filho vai ter uma educação adequada de inglês para poder cursar uma faculdade no exterior ou mesmo trabalhar em outro país.

"A questão não é mais se o aluno sabe inglês ou não. Hoje a língua está exposta, está nas séries, nos games, nas músicas, em todos os lugares", conta Monica Lemos, coordenadora pedagógica do departamento de inglês do Vital Brazil.

"O que os pais querem hoje é saber se os filhos terão um ensino de línguas que os ajudará a iniciar uma carreira lá fora. Querem que o inglês seja uma ferramenta de potencialização profissional."

O Vital Brazil não é uma escola bilíngue, mas oferece aos estudantes uma carga horária reforçada de inglês, com quatro aulas semanais. Três delas são com o apoio de material didático e a quarta é dedicada à realização de projetos.

"O ensino do inglês é um dos pilares da educação do nosso grupo", diz Monica, "ao lado da excelência acadêmica -temos ótimos resultados no Enem e nos vestibulares de universidades públicas".

Além da carga horária, outro aspecto importante do ensino de inglês no Vital Brazil é a divisão dos alunos de acordo com o nível de conhecimento. "Assim conseguimos trabalhar com as necessidades específicas de cada um. Os avançados ficam com os avançados, os básicos com os básicos", afirma a coordenadora.

"Os alunos querem usar a língua para terem uma atuação ativa no mundo. O aluno não aprende apenas por aprender. Aprendem para fazer alguma coisa com ela. Querem competir com alunos do mundo todo", diz Monica.

Na Escola Vereda, o ensino do inglês tem como objetivo tornar o estudante o principal agente do aprendizado. As turmas são incentivadas a se apropriarem de um tema e a produzirem material a respeito.

A ideia de aplicar o aprendizado de Inglês ao cotidiano do estudante age para que o ato de estudar se torne mais interessante e motivador, além de fomentar assimilações efetivas. Nesse sentido, são criados games e brincadeiras que trabalham com as habilidades necessárias para a compreensão da língua.

Além do ensino de inglês dentro da grade curricular, a Vereda oferece ainda um programa bilíngue, realizado durante o período vespertino. As turmas são divididas de acordo com o nível de cada um e são colocadas em contato com diferentes disciplinas em inglês, como science, social studies e language and arts. A ideia é que os alunos fiquem imersos na língua e, assim, consigam expandir o vocabulário. Para além dos ganhos linguísticos, o estudante que passa por essa experiência também amplifica a bagagem cultural, conhecendo mais sobre o modo de vida e os costumes dos países falantes da língua inglesa.

Espaço Pago
Espaço pago