Farias Brito divulga gabarito preliminar do ITA no domingo

Jorge Gripp/ITA
Fachada do Instituto Tecnológico de Aeronáutica

No próximo domingo, 1º de dezembro, será realizada a primeira fase do vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), a 85 km de São Paulo, um dos mais concorridos na área de Engenharia. No total, são 120 vagas, 10 a mais do que em 2019. Para 2020, foram registrados 11.412 inscritos.

A prova da 1ª fase terá 70 questões objetivas (múltipla escolha): 15 de Matemática, 15 de Física, 15 de Química, 15 de Português e 10 de Inglês. O exame começa às 9h e terá duração de 5 horas.

A partir das 14h30, os professores do Colégio Farias Brito iniciam a leitura das questões e o comentário da prova. O gabarito preliminar completo, com o comentário dos professores, estará disponível no site do Farias Brito a partir das 18h. Ao longo dos anos (desde 1993), o Farias Brito totaliza 1.227 aprovações no ITA e IME (Instituto Militar de Engenharia).

O gabarito oficial e a relação de classificados para a segunda fase serão divulgados no dia 5 de dezembro. O resultado final será divulgado em 24 de dezembro.

A 2ª fase, que acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, será composta de uma Redação e 30 questões dissertativas: 10 de Matemática, 10 de Física e 10 de Química. As provas começam às 9h, com duração de 4 horas.

Iniciadas as provas, o candidato deverá permanecer obrigatoriamente na sala de realização do exame por, no mínimo, duas horas.

O curso de Graduação em Engenharia no ITA tem duração de cinco anos. Os dois primeiros constituem o curso fundamental, com conteúdos básicos de engenharia, e os três últimos correspondem aos cursos profissionais, específicos para cada especialidade de engenharia oferecida pelo ITA: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

Prova de Português

A prova de Português, composta de 15 questões objetivas, constitui um dos maiores desafios para os candidatos ao ITA, tão afeiçoados a tabelas, gráficos e números. Ela testa a proficiência deles em língua portuguesa, literatura brasileira e leitura crítica. "O êxito nessa prova requer uma excelente preparação que leve ao domínio da interpretação de texto, dos aspectos mais relevantes da gramática e dos conhecimentos específicos de obras literárias indicadas", afirma o professor FB Sousa Nunes.

Quanto às questões de interpretação, os candidatos normalmente se defrontarão com textos de diversos gêneros, como artigo de opinião e crônica, charge e poesia, sobre assuntos da atualidade, e deles farão uma leitura crítica visando a responder a questões que cobram inferências, identificação de estratégias argumentativas, recursos verbais e não verbais, reconhecimento dos pontos de vista dos autores e seus objetivos, bem como domínio de aspectos alusivos a vocabulário, coesão, coerência, além da capacidade de realizar análise comparativa para identificar, entre os textos, semelhanças ou diferenças.

No que tange à gramática, segundo Nunes, a prova cobra questões que envolvem morfologia, sintaxe e semântica, a partir dos textos fornecidos, desde a classificação de palavras e orações até o domínio da regência e da concordância verbal, além do reconhecimento de paralelismos sintático e semântico.

Quanto à literatura, o ITA cobra questões específicas sobre três obras literárias previamente indicadas. Para este vestibular, foram selecionados o conto O Alienista, de Machado de Assis, o romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, e o conto A hora e vez de Augusto Matraga, de João Guimarães Rosa. "Os candidatos responderão a três questões, uma para cada obra, abrangendo aspectos temáticos, estruturais, estilísticos e histórico-culturais, assim como o reconhecimento de personagens e suas características, o que requer um excelente domínio dessas obras", explica o professor Sousa Nunes.

Prova de Inglês

A prova de Inglês do vestibular do ITA tem como premissa a interpretação de textos que abordam variados assuntos, especialmente de cunho científico, distribuídos em 10 questões de múltipla escolha em que o candidato precisa acertar um mínimo de 40% desse total.

Segundo o professor FB Anquisis Moreira, os textos são, normalmente, de assuntos atuais, contemplando diversos assuntos da área da ciência, mas com possibilidade de uma expansão para outros temas, e até mesmo com textos no formato de charges ou tirinhas. A prova do ITA tem a preocupação de trazer temas um pouco mais ecléticos do que outros vestibulares de escolas militares existentes no Brasil.

As questões requerem conhecimento de intermediário a avançado de inglês, com prioridade para a compreensão e interpretação das ideias dos textos, contendo também itens englobando o vocabulário dessas passagens e algumas questões que abordam a gramática do idioma.

"O candidato precisa ter em mente que as questões de Inglês fazem parte do caderno com todas as outras matérias, num total de 70, atentando, portanto, para o cuidado com o tempo a ser disponibilizado para a leitura, interpretação e resolução dos itens, pois embora apenas 40% da prova seja o que precisa para atingir a nota necessária para fazer o corte, uma má administração desse tempo pode acarretar uma dificuldade a mais na resolução dos itens", afirma o professor Moreira.

A prova é sempre muito bem construída, tanto na escolha dos textos como na elaboração das questões, o que implica em um exame de nível alto, mas principalmente com a preocupação de fazer uma seleção justa e criteriosa para o ingresso nos quadros dessa renomada instituição de ensino superior.

Espaço Pago
Espaço pago