Festival de teatro leva mais de 350 atrações a Curitiba a partir desta terça

Começa nesta terça-feira (28) a 26ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, a maratona que transforma a capital paranaense no centro das artes cênicas do Brasil. Durante 13 dias, a cidade será tomada por mais de 350 atrações de diferentes gêneros, com a presença de artistas como Andrea Beltrão, Caio Blat, Camila Pitanga, Marcelo Serrado, Júlia Lemmertz, Fernanda Torres, Marcelo Médici e Débora Bloch.

A escolhida para a abertura do evento é Fernanda Montenegro, que realiza no Teatro Guaíra, nesta terça, a leitura dramática de "Nelson Rodrigues por Ele Mesmo". O projeto reúne trechos de crônicas e entrevistas do escritor presentes no livro homônimo organizado por Sonia Rodrigues, filha do dramaturgo.

Sanny Soares/Divulgação/Estúdio Folha
Fernanda Montenegro em "Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo"
Fernanda Montenegro em "Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo"

O festival, que conta com oficinas, bate-papos e intervenções, tem como protagonista da programação a Mostra, que neste ano lista 38 espetáculos. Os curadores Guilherme Weber e Márcio Abreu, que assumem a função pela segunda vez, prepararam uma agenda eclética que passa pela dramaticidade de "Leite Derramado", baseado no livro homônimo de Chico Buarque, pelo experimentalismo de "Amadores", da Cia. Hiato, e pelo musical "Roque Santeiro", inspirado na trama de Dias Gomes que fez sucesso na Globo na década de 1980.

Além da Mostra, outros destaques paralelos são o Fringe, com mais de 300 peças vindas de vários Estados e selecionadas sem curadoria específica, o Risorama, com uma série de apresentações de humor, e o Gastronomix, que enche o Museu Oscar Niemeyer com barracas de comidinhas variadas.

Os ingressos para os espetáculos, que custam no máximo R$ 70, estão à venda pelo site festivaldecuritiba.com.br ou na bilheteria oficial do evento, no ParkShoppingBarigui.

Espaço Pago