"Estou de perna bamba de emoção", diz Fernanda Montenegro no Festival de Curitiba

Considerada uma das principais atrizes brasileiras de todos os tempos, Fernanda Montenegro chorou ao se despedir do público na abertura do Festival de Teatro de Curitiba, nesta terça (28).
Visivelmente emocionada desde o começo da apresentação, ela subiu ao palco do Teatro Guaíra para realizar a leitura de "Nelson Rodrigues por Ele Mesmo", projeto de 2014 que reúne crônicas e entrevistas do escritor extraídas do livro homônimo organizado pela filha do dramaturgo, Sônia Rodrigues.
"Eu estou de perna bamba de emoção", disse após se apresentar para mais de 2.000 pessoas que assistiram atentas à interpretação visceral da artista.

Annelize Tozetto/Clix/Divulgação/Estúdio Folha
Fernanda Torres em "Nelson Rodrigues por Ele Mesmo"
Fernanda Torres em "Nelson Rodrigues por Ele Mesmo"

DESDE 1954
Fernanda contou que esteve na inauguração do Guairinha, teatro menor que integra o mesmo complexo, em 1954, e que estar no festival "trazendo este nome extraordinário da cultura brasileira" era algo muito especial. "Nelson Rodrigues é o maior autor de teatro do Brasil", sentenciou.

RELAÇÃO COM NELSON
Antes do início da leitura, a atriz falou um pouco sobre sua relação com Nelson Rodrigues (1912-1980). Ela contou que no início dos anos 1960 ficou encarregada por seu grupo teatral, o Teatro dos Sete, de pedir ao dramaturgo uma peça - que deu origem a "O Beijo no Asfalto". Esse episódio também é descrito na leitura. "Eu estou muito emocionada porque também estou contando um pouco da minha vida."

SESSÃO ESPECIAL
Quando foi convidada para participar do festival, Fernanda Montenegro fez um pedido: queria fazer uma apresentação gratuita de "Nelson Rodrigues por Ele Mesmo" para estudantes de teatro.
E essa sessão ficou para as 11h desta quarta (29) no Teatro Bom Jesus. A retirada dos ingressos começa uma hora antes do início da leitura.

Espaço Pago