Du Moscovis se emociona em espetáculo ao falar sobre morte de pai

Talvez o maior charme do Festival de Curitiba seja a possibilidade de ver, num mesmo dia, atrações de gêneros tão diferentes. Um dos destaques da sexta (31), por exemplo, foi a estreia nacional de "Blank'', idealizada pelo dramaturgo iraniano Nassim Soleimanpour e que será interpretada no Teatro Bom Jesus por seis atores, um em cada sessão: Eduardo Moscovis, Debora Bloch, Caio Blat, Camila Pitanga, Julia Lemmertz e Gregorio Duvivier.

Quem deu o pontapé no instigante projeto foi Moscovis, que topou o desafio de construir em cena a história a ser contada. O projeto funciona assim: o ator recebe já no palco o texto da peça, que vem cheia de espaços em branco para que ele complete as informações com detalhes de sua própria vida. Não há ensaio nem nada. O público também participa ativamente sugerindo as características dos personagens e até virando matéria-prima para o texto.

Annelize Tozetto/Divulgação/Estúdio Folha
O ator Du Moscovis em cena de "Blank", no Festival de Curitiba
O ator Du Moscovis em cena de "Blank", no Festival de Curitiba

Em um dos trechos, quando precisou falar sobre perdas, Moscovis se emocionou ao comentar sobre a morte do pai, quase três anos atrás. A ideia é que artista e plateia conheçam mais da vida um do outro e que isso provoque reflexões sobre como o passado reflete diretamente no futuro. Essa relação estreita e cheia de nuances faz com que cada apresentação seja completamente diferente da outra.

LUIS MIRANDA
No mesmo horário, Luis Miranda subia ao palco do Teatro Guaíra para apresentar seu show "7 Conto''. A comédia, já vista por mais de 1 milhão de espectadores durante os 11 anos em cartaz, faz piada com questões sociais e políticas, além de outros assuntos. O ator e humorista realizou duas sessões na mostra principal do evento.

DRAMA DA ADOÇÃO
Dentro do Fringe, que é o espaço destinado a espetáculos que não tiveram curadoria especifica, uma das pérolas é o drama "Chão de Pequenos''. A Companhia Negra de Teatro trouxe de Minas Gerais o tema da adoção e do abandono, mostrando dois garotos que sonham com uma família e consequentemente com uma vida melhor. Felipe Soares e Ramon Brant atuam sob a direção de Tiago Gambogi e realizam a última sessão no festival neste sábado (1º), às 21h, no Mini-Guaíra.

RISORAMA
A noite terminou com duas apresentações do Risorama com ingressos esgotados. Quase 2.000 pessoas assistiram a shows de stand-up de seis humoristas: Danilo Gentili, Rey Biannchi, Geraldo Magela, Léo Lins, Diogo Portugal e Murilo Couto. A mostra de humor segue até segunda (3) no ParkCultural, com ingressos a R$ 70.

Espaço Pago