Festival de Curitiba chega a sua 27ª edição com mais de 400 atrações

Divulgação/Nana Moraes
Renata Sorrah e Grace Passô em cena de Preto

Daqui oito dias, a capital paranaense recebe a 27ª edição do Festival de Curitiba. De 27/3 a 8/4, mais de 400 atrações artísticas e culturais irão passar por cerca de 90 espaços da cidade e da região metropolitana.

Durante 13 dias, a maratona cultural oferece espetáculos de teatro e de dança, shows de stand-up, musicais, palestras, oficinas e programações infantil e gastronômica.

Artistas como Denise Stoklos, Denise Fraga, Caio Blat, Renata Sorrah e Malvino Salvador sobem ao palco em peças que integram a Mostra 2018. Este ano, 29 montagens foram selecionadas pelos curadores Guilherme Weber e Marcio Abreu, que assumem a função pela terceira vez.

Divulgação/Annelize Tozzeto
O curador Guilherme Webber

Entre elas, estão as co-produções "Domínio Público", que coloca em cena personalidades que se envolveram recentemente em debates artísticos e políticos, como a transgênero Renata Carvalho, "Denise Stoklos em Extinção", um diálogo entre o escritor austríaco Thomas Bernhard e a artista paranaense, que comemora 50 anos de carreira no Festival, e "A Ira de Narciso", mais um exemplo da trajetória de autoficção do dramaturgo uruguaio Sergio Blanco.

Há, ainda, estreias de espetáculos, como "Cabaret Macchina", do coletivo curitibano Selvática, com participação da cantora Karina Buhr, e "Doze Flores Amarelas", a ópera-rock dos Titãs que, criada com o diretor e dramaturgo Hugo Possolo e o escritor Marcelo Rubens Paiva, terá um ensaio aberto no dia 3 e pré estreia no dia 4. Grandes montagens que passaram por São Paulo e pelo Rio também aparecem na programação, como "Grande Sertão Veredas", dirigida por Bia Lessa e "Boca de Ouro", em encenação de Gabriel Villela.

A coreografia "Gira", do coletivo mineiro Grupo Corpo, abre o Festival e integra o Movva, divisão de dança da Mostra 2018, que inclui os espetáculos "Inoah" e "Corpo Sobre Tela".

Além das atrações da Mostra, cerca de 370 espetáculos compõem o Fringe, segmento que permite a participação voluntária de artistas e grupos, que recebem apoio de produção do evento. Nesta edição, serão 1500 apresentações de países como Brasil, Portugal, Chile, Uruguai e Colômbia. O Fringe terá 96 peças grátis e 46 no sistema "pague o quanto vale", em que o público escolhe quanto deve pagar.

O Risorama, que este ano chega em sua 15ª edição, leva para o ParkCultural, durante seis dias (de 28/3 a 2/4), os principais nomes do humor do país, como Maurício Meirelles, Rafinha Bastos e Leandro Hassum. A curadoria é do humorista curitibano Diogo Portugal.

Ainda integram a programação o Guritiba, com atrações para o público infantil e juvenil, o MishMash, que foca em atrações familiares variadas, como show de mágica e malabarismo, o Gastronomix, um evento musical e gastronômico que oferece, no último fim de semana do Festival, menus de grandes chefs brasileiros a preços acessíveis, e o Interlocuções, que promove gratuitamente debates, oficinas e outras experiências para aprofundar a troca de ideias entre artistas e público.

A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo "Festival de Curitiba 2018" e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi ( Seg. a sex.: 11h às 23, sáb.: 10h às 22h e dom.: 14h às 20h) e no Shopping Mueller (Seg. a sáb.: 10h às 22h e dom.: 14h às 20h). Três espetáculos da Mostra 2018 estão com ingressos esgotados: "Grande Sertão: Veredas", "Preto" e "A Visita da Velha Senhora".

O Festival de Curitiba é apresentado pela Cielo, com patrocínio da Vivo, Denso do Brasil, Uninter, Copel Telecom, Sanepar, Governo do Estado, Ebanx, Tradener Comercialização de Energia e GRASP. O Uber é o aplicativo de mobilidade oficial do evento.

Parceiros que fazem acontecer

O Festival de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pela Cielo, com patrocínio da Vivo, Denso do Brasil, Uninter, Copel Telecom, Sanepar, Governo do Estado, Ebanx, Tradener Comercialização de Energia e GRASP. O aplicativo de mobilidade oficial do Festival de Curitiba é Uber.

Os eventos simultâneos -Guritiba, MishMash e Risorama- também contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público.

O Guritiba é apresentado por Perkins Motores, Mili, Parati e Unimed Curitiba, com patrocínio da Caterpillar e New Holland e apoio da Peróxidos do Brasil e Brose do Brasil.

O Grupo Boticário, este ano, apresenta o MishMash, evento que tem também o patrocínio da Schattdecor.
O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo, Havan, Sistema Fiep e Madero. E este ano, o segmento de stand-up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio da Aveo Vision, da Ford Center e da FH.

Espaço Pago