Além de espetáculos, 27º Festival de Curitiba reúne programação para família e evento gastronômico

Tuca Fanchin /Estúdio Folha

Falta menos de cinco dias para a capital paranaense ser transformada em um grande palco com o início, em 27/3, da 27ª edição do Festival de Curitiba.

Mas além de receber os cerca de 30 espetáculos de teatro e de dança selecionados pelos curadores Guilherme Weber e Márcio Abreu para integrar a Mostra 2018, a cidade irá sediar outras atividades culturais e artísticas. Ao todo, são mais de 400 atrações realizadas em 90 espaços.

Buscando estimular o pensamento crítico e a troca entre artistas e público, o Interlocuções promove 20 atividades gratuitas, entre oficinas, palestras, filmes e lançamentos de livros. Em 5/4, a diretora Bia Lessa, que acaba de receber o Prêmio Shell pelo espetáculo "Grande Sertão: Veredas", participa de um bate-papo mediado pelo crítico teatral Ruy Filho.

Em 28/3, um dia após a abertura do Festival, o Fringe dá início a sua programação. Um dos segmentos mais aguardados do festival, ele reúne artistas e companhias que participam de forma espontânea. Serão 372 espetáculos e 20 mostras específicas. Há, por exemplo, a Mostra Mujeres, que aborda o universo feminino por meio de shows, performance e espetáculos teatrais, e a Mostra Autorizando Novos Ritmos, com as bandas Projeto Reinventar e A Funda e os músicos Dabliu e Vini Teixeira.

Entre as peças, há 96 com ingresso grátis e 46 no sistema "pague o quanto vale", em que o público escolhe o valor da entrada. É o caso, por exemplo, do monólogo "Você Só Precisa Saber da Piscina", no qual o ator Ricardo Henrique aborda o tema do suicídio com delicadeza.

Também no dia 28, a 15ª edição do Risorama abre as portas com os principais nomes do humor do país ParkCultural. Até o dia 2/4 passarão por lá personalidades como Rafinha Bastos (31/3), Leandro Hassum (30/3) e Matheus Ceará (29/3), todos convidados pelo humorista curitibano Diogo Portugal.

Para quem busca diversão em família, há o Guritiba, o MishMash e o Gastronomix. Em sua 10ª edição, pela primeira vez, o Guritiba, que foca em atrações para crianças e adolescentes, terá curadoria. As produtoras Fabíula Passini e Caroll Teixeira trazem espetáculos como "Oliver Twist", adaptação da obra homônima de Charles Dickens, com intérprete de libras, e "Eufonia", da Cia dos Pés, com áudio-descrição. Há, ainda, shows e brincadeiras.

Já o MishMash, evento de variedades realizado no ParkCultural, terá como apresentador o rapper Gabriel, o Pensador. Ele apresentará nomes nacionais e estrangeiros que sobem ao palco em 7 e 8/4, como o peruano Hugo Suarez e o espanhol Jesús Fornies. Mímica, malabares, acrobacias e mágica são algumas das atrações esperadas.

Também acontece no último fim de semana do Festival (7 e 8/4) o Gastronomix, uma quermesse da alta gastronomia no Museu Oscar Niemeyer. Cerca de 30 profissionais da cozinha oferecem quitutes em 25 barracas. Os pratos são servidos em porções que variam de 150 a 180 gramas e custam entre R$ 15 e R$ 25. Chance de provar os profiteroles de Polyana Rodrigues, da Grué Chocolateria, e o brownie com sorbet de frutas orgânicas de Karyne Iankoski, do empório natural Bee.O. A curadoria é do chef Celso Freire.

A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo "Festival de Curitiba 2018" e nas bilheterias oficiais do evento, no ParkShoppingBarigüi (Seg. a sex.: 11h às 23, sáb.: 10h às 22h e dom.: 14h às 20h) e no Shopping Mueller (Seg. a sáb.: 10h às 22h e dom.: 14h às 20h).

Parceiros que fazem acontecer

O Festival de Curitiba tem parceiros fundamentais para sua realização e é apresentado pela Cielo, com patrocínio da Vivo, Denso do Brasil, Uninter, Copel Telecom, Sanepar, Governo do Estado, Ebanx, Tradener Comercialização de Energia e GRASP. O aplicativo de mobilidade oficial do Festival de Curitiba é Uber.

Os eventos simultâneos -Guritiba, MishMash e Risorama- também contam com o apoio de parceiros importantes para levar a arte, cultura e entretenimento ao público.

O Guritiba é apresentado por Perkins Motores, Mili, Parati e Unimed Curitiba, com patrocínio da Caterpillar e New Holland e apoio da Peróxidos do Brasil e Brose do Brasil.

O Grupo Boticário, este ano, apresenta o MishMash, evento que tem também o patrocínio da Schattdecor.

O Risorama é apresentado pela Potencial Petróleo, Havan, Sistema Fiep e Madero. E este ano, o segmento de stand-up comedy do Festival de Curitiba tem também o apoio da Aveo Vision, da Ford Center e da FH.

Espaço Pago