Apresentada por Denise Fraga, abertura do Festival de Curitiba teve casa cheia e coreografia do Grupo Corpo

José Luiz Pederneiras/Estúdio Folha
Espetáculo GIRA abriu o Festival

Com a plateia lotada, o Festival de Curitiba 2018 realizou sua abertura na noite desta terça (27), no Teatro Guaíra. A apresentação da 27ª edição e de seus patrocinadores ficou a cargo da atriz Denise Fraga, que volta ao endereço nos dias 7 e 8/4 como protagonista do espetáculo "A Visita da Velha Senhora".

"Se tem uma coisa de que precisaremos cuidar [durante o Festival] é da ansiedade, porque tem muita coisa boa acontecendo ao mesmo tempo", comentou a atriz após apresentar o evento, que irá reunir mais de 400 atrações pela capital paranaense ao longo dos próximos 12 dias.

Além de dar um breve panorama dos segmentos da mostra, como o Fringe, que foi aplaudido pelo público, Denise utilizou sua fala para exaltar o teatro. "Estou muito feliz em participar de uma celebração em nome do teatro, justamente em um momento em que querem fazer a gente não acreditar mais nele. Que bom que podemos resistir fazendo teatro. Precisamos da arte, ela nos salva dos nossos dias", disse.

O idealizador e diretor do Festival, Leandro Knopfholz, também subiu ao palco. Ele destacou o desejo de democratização desta edição, em termos de abarcar diferentes discursos, programações, plateias e valores de ingresso. "Propomos um festival para todos. Ousamos querer que nossas salas abriguem diferentes pessoas", afirmou.

Após a cerimônia de abertura, o Grupo Corpo apresentou "Gira", seu trabalho mais recente. O coletivo mineiro se inspirou nos ritos da umbanda para criar a coreografia, que tem música composta pela banda paulistana Metá Metá. Pulsante, a montagem de cenário minimalista traz bailarinas e bailarinos de peitos desnudos e saias brancas.

O público poderá conferir o espetáculo nos dias 28 e 29/3. Ele será apresentado em um programa duplo do Grupo Corpo, que também inclui "Dança Sinfônica", criada em 2015 para celebrar os 40 anos da companhia.

PATROCINADORES

Os principais apoiadores da 27ª edição do Festival de Teatro de Curitiba também fizeram breves discursos antes da apresentação de "Gira".

Representantes das empresas Cielo, Vivo, Uninter, Copel Telecom, Governo do Estado, Ebanx, Renault, Tradener Comercialização de Energia e GRASP agradeceram a oportunidade de participar e apoiar o evento, que também conta com patrocínio da Denso do Brasil e da Sanepar.

Guilherme Avila, diretor administrativo e financeiro da Tradener, apontou a importância da cultura e da arte como fatores essenciais para transformação social. Wilson Picler, fundador do Uninter, destacou outra importância do teatro. "Em um mundo politicamente correto e chato, podemos optar por ir ao psicólogo ou ir ao teatro. Eu prefiro ir ao teatro", brincou.

João Luiz Fiani, secretário de cultura do Paraná, também reconhece a importância de apoiar um evento cultural de grande dimensão como o Festival de Curitiba. "Assumir a Secretaria é um grande desafio. Nós continuaremos parceiros do festival, que é tão importante para o Estado".

PROGRAMAÇÃO

Confira os espetáculos da Mostra 2018 do primeiro dia de Festival (28/3)

QUARTA (28/3)

14h - "The Machine to Be Another/A Máquina de Ser Outro"
Direção: Philippe Bertrand e Alessandra Vidotti. Desenvolvimento: BeAnotherLab.
Cia Brasileira de Teatro - r. José Bonifácio, 135, Largo da Ordem

19h - "Colônia"
Dramaturgia: Gustavo Colombini. Direção: Vinicius Arneiro. Com: Renato Livera.
Grupo Obragem de Teatro - al. Júlia da Costa, 206, São Francisco

21h - "Dança Sinfônica" e "Gira"
Direção: Paulo Pederneiras. Com: Grupo Corpo.
Guairão - Auditório Bento Munhoz da Rocha - r. 15 de novembro, 971, Centro

21h - "Hoje É Dia de Rock"
Dramaturgia: José Vicente. Direção: Gabriel Villela. Com: Rosana Stavis, Arthur Faustino, Cesar Mathew e outros.
Teatro Guairinha - auditório Salvador de Ferrante - r. 15 de Novembro, 971, Centro

21h - "Manual de Autodefesa Intelectual"
Dramaturgia e direção: Fernando Kinas. Com: Fernanda Azevedo, Maíra Chasseraux, Maria Carolina Dressler e Vicente Latorre.
Teatro Sesc da Esquina - r. Visconde do Rio Branco, 969, Centro

23h - "SALOMÉ by Fausto Fawcett"
Dramaturgia: Fausto Fawcett. Direção: Carolina Meirnez. Com: Anderson Caetano, Carolina Meinerz, Gustavo Gusmão e outros.
Garagem do Guairinha - r. Amintas de Barros, s/nº, Centro

Espaço Pago