Guritiba chega à 10ª edição no Festival de Curitiba e leva peças infantis a crianças de baixa renda

O Guritiba, programação infantil e infantojuvenil do Festival de Teatro de Curitiba, chega à sua 10ª edição - mas é o primeiro ano que tem uma curadoria oficial e o segundo no qual atende crianças de baixa renda em escolas e instituições.

A programação é apresentada por Perkins Motores, Mili, Parati e Unimed Curitiba, com patrocínio da Caterpillar e New Holland e apoio da Peróxidos do Brasil e Brose do Brasil.

As curadoras Fabíula Passini e Caroll Teixeira contam que as peças infantis costumavam fazer parte da Mostra oficial. Mas, com o passar dos anos, essa divisão foi virando um produto e começou a tomar corpo. Elas decidiram, então, que seria um braço oficial do Festival, direcionado às crianças.

Hoje, o Guritiba vai além das duas semanas de evento: até novembro, as peças são apresentadas em escolas públicas, uma vez por mês.

Embora o Guritiba já tenha dez anos, as ações sociais ocorrem desde 2017. "Neste ano, conseguimos atender 3.000 crianças com espetáculos, oficinas e ações formativas", conta Fabíula.

Pela primeira vez, o Guritiba tem curadoria (nos anos anteriores, a programação era montada sem uma seleção formal). Segundo Caroll, há a preocupação de escolher espetáculos variados, que atendam desde bebês até crianças de 12 anos - e que também sejam uma boa atração para os pais.

"Muitas companhias nos procuram e entram em contato para apresentar o seu trabalho. Mas também selecionamos espetáculos que vemos ao longo dos anos", diz Caroll.

Confira, abaixo, a programação do Guritiba na 27ª edição do Festival de Curitiba.

10º GURITIBA

Rockinho

Divulgação/Estúdio Folha
Em Rockinho banda conta a história do Rock com clássicos

A banda conta às crianças a história do rock com canções clássicas de David Bowie, Beatles, Queen, Nirvana e Kiss, entre outros. A apresentação conta com projeções e adereços lúdicos, e os músicos se preocupam em manter o volume em uma altura agradável aos pequenos.
Pátio Shopping Batel - av. do Batel, 1.868, Batel. Quinta (29/3), às 20h. 40 minutos. Livre. Grátis

Eufonia

Lincon Costa/Estúdio Folha
Eufonia usa o surrealismo para se comunicar através de dança e sons

O espetáculo da Cia. dos Pés usa o surrealismo e um olhar poético para estabelecer uma comunicação a partir da dança e dos sons. A personagem transforma todo ruído ao seu redor em fantasia. A sessão terá audiodescrição.
Museu Oscar Niemeyer - r. Marechal Hermes, 999, Centro. Sábado (31/3) e domingo (1°/4), às 16h. 50 minutos. Indicado para crianças a partir de 2 anos. Ingresso: R$ 40.

Coisinha

Pedro Maia de Brito/Estúdio Folha
O pernambucano China é o idealizador do espetáculo Coisinha

Idealizada pelo cantor e apresentador pernambucano China, a banda revisita o cancioneiro infantil brasileiro. Em um show interativo, o grupo propõe brincadeiras populares e entoa composições próprias, além de canções de Toquinho, Vinicius de Moraes, Balão Mágico e Trem da Alegria, entre outros.
ParkShoppingBarigui - r. Professor Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê. Dia 5/4, às 20h. 80 minutos. Livre. Grátis.

Oliver Twist

Tuca Fanchin/Estúdio Folha
Oliver Twist é ispirado no clássico de Charles Dickens

Baseado no clássico de Charles Dickens, o espetáculo acompanha Oliver, um garoto órfão que vive à margem da sociedade inglesa no século 19. A peça terá tradução simultânea em Libras.
Museu Oscar Niemeyer - r. Marechal Hermes, 999, Centro. Dias 7 e 8/4, às 16h. 60 minutos. Indicado para crianças a partir de 6 anos. Ingressos: R$ 40.

Gente que Brinca

No Museu Oscar Niemeyer, antes da apresentação dos espetáculos, as crianças -e seus pais, por que não? - podem brincar por cerca de duas horas com corda, elástico, bambolê, peteca e outros brinquedos.
Museu Oscar Niemeyer - r. Marechal Hermes, 999, Centro. Dias 31/3, 1°/4, 7/4 e 8/4, das 14h às 16h. Livre. Grátis.

ESPETÁCULOS PARTICIPANTES DAS AÇÕES SOCIAIS

As peças são levadas a instituições e escolas que atendem crianças de baixa renda.

Cabaré do Frederico

Com dramaturgia de André Mendes e direção de Fernando Sampaio, o espetáculo acompanha um diretor em decadência que planeja montar um grande musical. Mas apenas dois palhaços aparecem para as audições.

O Velho Lobo do Mar

Nesta peça com bonecos, Charlie é um senhor que está isolado em uma ilha em algum lugar do Atlântico. Ele mostra que há sempre uma solução para os problemas, seja subindo em uma árvore em busca de alimento, fazendo amizade com uma baleia ou convencendo uma minhoca a ir para o anzol.

Da Natureza das Coisas

A Bandaleão conta a história de um pássaro que, durante sua primeira viagem migratória, se perde de seu grupo. Viajando sozinho, ele vive aventuras e conhece outros pássaros de vários cantos do mundo, como o João de Barro, do continente americano.

Espaço Pago