Em ambiente de bar, Risorama promove a mistura de estilos de stand-up comedy

O Risorama, divisão de comédia stand-up do Festival de Teatro de Curitiba, completa 15 anos, sob curadoria do humorista Diogo Portugal.

Patrocinado por Potencial, Havan, Sistema Fiep, Madero, Aveo Vision, Ford Center e FH, o evento tem ingressos bastante disputados e vai até 2/4 e reúne de seis a sete humoristas por noite, que se revezam no palco.

As apresentações ocorrem no estacionamento do Park Shopping Barigui, onde foi montada uma enorme estrutura para abrigar um comedy club: há um grande palco, telões, mesas e cadeiras, bar e garçons que circulam por ali servindo os clientes.

Segundo Portugal, a experiência coletiva que o Risorama promove - na qual é possível sentar com amigos e comentar o show - é um dos três pilares de sucesso do evento. "Além disso, são importantes a diversidade de gêneros de comédia e a oportunidade de ver tanta gente boa reunida", diz.

Divulgação/Estúdio Folha
Diogo Portugal é o responsável por montar a programação do Risorama

Portugal é o responsável por montar a programação de cada edição e uma de suas maiores preocupações é promover a misturas de estilos de comédia em cada show: há humoristas que trabalham com piadas rápidas e outros que misturam humor e música. "Nós sabemos que quem vem ao Risorama gosta de comédia, mas não sabemos o tipo de comédia que cada um gosta. Então, tenho essa grande preocupação com a mistura de estilos", afirma.

Mais do que entretenimento para o público, o Risorama também se firmou como uma oportunidade para novos humoristas alavancarem carreira e conhecerem colegas do mesmo meio. "Para nós, é como um congresso de humor", diz Portugal. "Fábio Porchat e Rafinha Bastos, por exemplo, eram novos quando vieram ao Risorama pela primeira vez. O pessoal do Porta dos Fundos se conheceu aqui".

Na noite de sábado (31/3), humoristas como Murilo Couto e Victor Camejo fizeram piada sobre política, em especial com o deputado Jair Bolsonaro, aproveitando-se do apoio que o político tem em Curitiba. Rafinha Bastos também explorou um pouco o assunto, mas concentrou-se nas polêmicas que ocorreram na sua carreira há alguns anos, como a perda do processo para a cantora Wanessa Camargo.

Sem lugares marcados na plateia, as cadeiras e mesas são ocupadas por ordem de chegada.

Na segunda (2/4), o Risorama chega ao último dia, com apresentações de Maurício Meirelles (mestre de cerimônias), Diogo Portugal, Guri de Uruguaiana, Rafael Portugal, Marcinho Eiras e Igor Guimarães.

O quê: 15º Risorama
Onde: ParkCultural - Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê, Curitiba.
Quanto: R$ 70 (ingressos à venda pelo site festivaldecuritiba.com.br)

Espaço Pago