No Festival de Curitiba, Interlocuções promove debates e oficinas para expandir experiência teatral

O Festival de Teatro de Curitiba promove, pelo segundo ano, a divisão chamada Interlocuções. Nesta edição, são cerca de 20 atividades gratuitas, como debates, lançamentos de livros, oficinas e bate-papos.

"O Interlocuções surgiu como iniciativa da curadoria do Festival", diz a organizadora Giovana Soar. "Esses eventos são tão importantes quanto a própria experiência teatral, pois são uma expansão dela".

Segundo Soar, houve uma preocupação em atender diversos interesses do público. As palestras e workshops contemplam dramaturgia, dança e atuação, entre outras modalidades.

O público que assiste a peças no Festival tem a chance de participar de uma interlocução no próprio teatro: alguns espetáculos, como "Colônia" e "Domínio Público", tiveram debates logo após a apresentação - confira a programação abaixo.

Divulgação
Domínio Público usa sutileza para falar sobre a relação entre polêmica e arte

Já as oficinas e palestras em horários alternativos aos espetáculos e contam com participações de profissionais como Gabriel Villela (que ministrou palestra no dia 2/4), Grace Passô e Bia Lessa. Para participar, é preciso se inscrever em festivaldecuritiba.com.br/inscrições
Veja, abaixo, os destaques do Interlocuções.

ENCONTROS CRÍTICOS

Após os espetáculos, os atores, dramaturgos e diretores permanecem no teatro para conversar com a plateia

TERÇA (3/4)

21h: "O Jornal - The Rolling Stones"
Dramaturgia: Chris Urch. Direção: Kiko Mascarenhas e Lazaro Ramos. Com: André Luiz Miranda, Danilo Ferreira, Heloísa Jorge e outros.
Teatro Guairinha - Auditório Salvador de Ferrante - r. 15 de Novembro, 971, Centro.

QUARTA (4/4)

21h: "Cabaret Macchina"
Dramaturgia: Francisco Mallmann e Leonarda Glück. Direção: Ricardo Nolasco. Com: Amira Massabki, Cali Ossani, Cesar Mathew, Leonarda Glück e outros.
Praça Rui Barbosa

QUINTA (5/5)

21h: "Preto"
Dramaturgia: Marcio Abreu, Grace Passô e Nadja Naira. Direção: Marcio Abreu. Com: Cássia Damasceno, Felipe Soares, Grace Passô, Nadja Naira, Renata Sorrah e Rodrigo Bolzan.
Teatro José Maria Santos - r. Treze de Maio, 655 São Francisco

SÁBADO (7/4)

21h: "Grande Sertão: Veredas"
Adaptação e direção: Bia Lessa. Com: Caio Blat, Leonardo Miggiorin, Luisa Arraes, Luiza Lemmertz e outros.
SEPT - Setor de Educação Profissional e Tecnológica - r. Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1.255, Jardim das Américas

DOMINGO (8/4)

19h: "Tom na Fazenda"
Dramaturgia: Michel Marc Bouchard. Direção: Rodrigo Portella. Com: Armando Babaioff, Camila Nhary, Gustavo Vaz e Kelzy Ecard.
Teatro da Reitoria - r. 15 de Novembro, 1299, Centro

OFICINAS

Dança para Todos os Corpos
O bailarino e coreógrafo Marcos Abranches propõe que os alunos trabalhem com práticas de consciência corporal, exploração do movimento, respiração e concentração.
Casa Hoffman - r. Dr. Claudino dos Santos, 58, São Francisco. Dias 2, 3 e 4/4, das 9h às 13h.

Experiência e Realidade
Grace Passô, premiada atriz, diretora e dramaturga, ministra aula para atores, performers e dançarinos. Na aula, ela trabalha formas de composição entre movimento, fala, texto e espaço.
Espaço Cultural Pé no Palco - r. Conselheiro Dantas, 20, Rebouças. Dias 6 e 7/4, das 14h às 19h.

PALESTRAS

Palestras Documentadas
Com participação de Gabriel Villela, Bia Lessa e da Cia. dos Atores, os encontros têm o objetivo de ser uma troca de ideias sobre os interesses e as inquietações que levam os artistas a criarem - sem que a conversa seja focada em um espetáculo específico.
Sesc Paço da Liberdade - sala de atos - praça Generoso Marques, 189, Centro. Dia 2/4, às 15h: Gabriel Villela. Dia 4/4, às 15h: Cia. dos Atores. Dia 5/5, às 15h: Bia Lessa.

Espaço Pago