Titãs apresenta ópera rock que discute assédio contra mulher

SILMARA CIUFFA/Estúdio Folha
Banda Titãs estreia no festival com ópera-rock "Doze Flores Amarelas"

A banda paulistana Titãs fez um ensaio aberto de "Doze Flores Amarelas" nesta terça (3/4) no Festival de Teatro de Curitiba. O projeto é a primeira ópera rock dos músicos Branco Mello, Tony Belloto e Sérgio Britto. O argumento foi escrito pelos três artistas, com a colaboração de Marcelo Rubens Paiva e Hugo Possolo, que também assina a direção ao lado de Otavio Juliano. A trama conta com narração de Rita Lee.

Com 25 canções inéditas, compostas especialmente para o espetáculo, a peça conta a história de três meninas (interpretadas pelas atrizes Corina Sabbas, Cynthia Mendes e Yas Werneck) que usam um aplicativo chamado Facilitador, uma espécie de oráculo que dá respostas a perguntas. Guiadas por ele, as garotas acabam sendo enganadas e violentadas por cinco colegas de faculdade.

Depois do crime, cada uma tem uma reação e enfrenta uma consequência: uma gravidez indesejada e um aborto, o ódio em excesso, a apatia e a tristeza. Influenciadas por esses sentimentos, as três tramam uma vingança.

O cenário são projeções em vídeo, que ajudam a conduzir a narrativa. A iluminação do palco, ora colorida, ora branca, também contribui para o belo visual do espetáculo.

É a primeira vez que os Titãs, já conhecidos por tratarem de assuntos atuais em suas canções, criam músicas para personagens e trabalham com elementos teatrais. "No disco "Nheengatu" (2014), nós já falamos sobre racismo, homofobia, violência contra a mulher", diz Britto. "Continuamos instigados a compor inspirados por coisas diferentes, que não são óbvias. Sempre fizemos um pouco a crônica do nosso tempo e não queremos abrir mão disso".

"Acho importante que nós, homens, possamos nos colocar ao lado das mulheres sobre esse tema", afirma Possolo. Além de machismo e estupro, "Doze Flores Amarelas" explora a relação entre pais e filhos, o uso constante da tecnologia nos tempos atuais e vingança, entre outros assuntos.

Belloto destaca que o espetáculo é diferente de outras óperas rocks já feitas, como "Tommy", da banda The Who, ou "The Wall", de Pink Floyd. "Nesses casos, a banda simplesmente tocava canções dos discos. O ineditismo de "Doze Flores" está na nossa cenografia e em outros elementos do espetáculo".

O músico também afirma que estrear "Doze Flores Amarelas" no Festival de Teatro de Curitiba tem uma grande importância. "Recebemos o convite de participar do festival de teatro mais prestigiado do Brasil e vimos uma chance de sairmos da nossa zona de conforto. Não vamos estrear em um festival de rock, e sim em um de teatro".

"Depois de 36 anos de carreira, esses desafios vão ficando maiores e ainda mais prazerosos", completa Mello.

Após duas apresentações em Curitiba, "Doze Flores Amarelas" estreia oficialmente em São Paulo, no Sesc Pinheiros, em 12/4. A partir de junho, a equipe sai em turnê pelo Brasil.

Divulgação/Peça Cabaret Macchina
Cabaret Macchina

A terça (3) ainda contou com a estreia de outro espetáculo que utiliza música. Na praça Rui Barbosa, no centro, a companhia curitibana Selvática apresentou seu mais recente trabalho, "Cabaret Macchina". A montagem também pode ser vista na quarta (4).

A peça, que começa na rua e depois segue para um armazém, é um cabaré que costura textos do dramaturgo alemão Heiner Müller. Na trama fragmentada, figuras cabalerescas por vezes vivem personagens como Hamlet e Medeia.

"O que nos interessa é a releitura desses clássicos numa perspectiva de cabaré, trazendo os corpos politicamente para a rua", diz o diretor Ricardo Nolasco.

Há seis anos o coletivo investiga a linguagem de cabaré. A ideia dessa vez, de trazer o espetáculo para a rua, é realizar uma experiência ainda mais direta com o público.

A cantora Karina Buhr participou do espetáculo apresentando algumas de suas canções, como Selvática, que leva o mesmo nome do coletivo. Ela interpretava a persona de uma feiticeira cega.

O dia também foi palco para outros espetáculos da Mostra oficial: "O Jornal - Rolling Stones", "Insetos", "Frequência Ausente - 19Hz" e "Vamos Fazer Nós Mesmos - Let's Do It Ourselves".

Programação
Saiba o que assistir nos próximos dias na Mostra oficial

QUARTA (4/4)

6h45, 8h45 e 17h30 - "Se o título fosse um desenho, seria um quadrado em rotação"
Concepção e condução: Eleonora Fabião.
Hospital de Clínicas da UFPR - r. General Carneiro, 181, Alto da Glória
Câmara Municipal de Curitiba - r. Barão do Rio Branco, 720, Centro
Praça Santos Andrade, Centro

10h às 17h - "Frequência Ausente 19Hz"
Dramaturgia e direçao: Bernardo Galegale e Gustavo Vaz. Com: Gustavo Vaz.
Casa do Damaceno - r. Treze de Maio, 991, Centro. Haverá intervalo entre 13h e 14h

21h - "Cabaret Macchina"
Dramaturgia: Francisco Mallmann e Leonarda Glück. Direção: Ricardo Nolasco. Com: Amira Massabki, Cali Ossani, Cesar Mathew, Leonarda Glück e outros.
Praça Rui Barbosa

21h - "Doze Flores Amarelas, A ópera Rock dos Titãs" (pré-estreia)
Argumento: Branco Mello, Sergio Britto, Tony Bellotto, Hugo Possolo e Marcelo Rubens Paiva. Direção Artística: Branco Mello, Sergio Britto e Tony Bellotto. Com: Branco Mello, Sergio Britto, Tony Bellotto, Beto Lee, Mario Fabre, Corina Sabba, Cyntia Mendes e Yás Werneck.
Guairão - Auditório Bento Munhoz da Rocha - r. 15 de novembro, 971, Centro

21h - "Insetos"
Dramaturgia: Jô Bilac. Direção: Rodrigo Portella. Com: Cesar Augusto, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro.
Teatro da Reitoria - r. 15 de Novembro, 1299, Centro

21h - "Preto"
Dramaturgia: Marcio Abreu, Grace Passô e Nadja Naira. Direção: Marcio Abreu. Com: Cássia Damasceno, Felipe Soares, Grace Passô, Nadja Naira, Renata Sorrah e Rodrigo Bolzan.
Teatro José Maria Santos - r. Treze de Maio, 655 São Francisco

QUINTA (5/4)

17h30 - "Se o título fosse um desenho, seria um quadrado em rotação"
Concepção e condução: Eleonora Fabião.
Casa Hoffmann - r. Doutor Claudino dos Santos, 58, São Francisco

21h - "Denise Stoklos em Extinção"
Dramaturgista: Ricardo Goldenberg. Direção: Denise Stoklos, Francisco Medeiros e Marcio Aurelio. Com: Denise Stoklos.
Teatro Guairinha - Auditório Salvador de Ferrante - r. 15 de Novembro, 971 Centro

21h - "Preto"
Dramaturgia: Marcio Abreu, Grace Passô e Nadja Naira. Direção: Marcio Abreu. Com: Cássia Damasceno, Felipe Soares, Grace Passô, Nadja Naira, Renata Sorrah e Rodrigo Bolzan.
Teatro José Maria Santos - r. Treze de Maio, 655 São Francisco

21h - "INOAH"
Direção: Bruno Beltrão. Com: Bruno Duarte, Cleidson De Almeida 'Kley', Douglas Santos, Igor Martins, João Chataignier e outros.
Teatro da Reitoria - r. 15 de Novembro, 1299, Centro

21h - "Suassuna - O auto do Reino do Sol"
Dramaturgia: Bráulio Tavares. Encenação:Luiz Carlos Vasconcelos. Com: Adrén Alves, Alfredo Del Penho, Beto Lemos, Fábio Enriquez, Eduardo Rios, Renato Luciano e Ricca Barros.
Guairão - Auditório Bento Munhoz da Rocha - r. 15 de novembro, 971, Centro

21h - "A Ira de Narciso"
Dramaturgia: Sergio Blanco. Direção: Yara de Novaes. Com: Gilberto Gawronski.
Teatro Sesc da Esquina - r. Visconde do Rio Branco, 969, Centro

Espaço Pago