"Se o Título Fosse um Desenho, Seria um Quadrado em Rotação" conquista as ruas no Festival de Curitiba

Humberto Araujo
Intercâmbio: cadeiras do Colégio Estadual Tiradentes foram até o Teatro Guaíra; as do Guaíra até o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, que foram até a Câmara Municipal de Curitiba.

O Festival de Teatro de Curitiba ganha as ruas da cidade com a ação "Se o Título Fosse um Desenho, Seria um Quadrado em Rotação". Concebida por Eleonora Fabião, a performance vai até dia 5/4 e toma diferentes vias em horários diversos.

Dividido em quatro ações, o projeto parte da ideia do quadrado como ágora, o espaço público das assembleias e feiras. O "quadrado em rotação" do título, portanto, sugere a quebra dessa forma clássica e expande o pensar de hoje para fazer e experimentar coisas diferentes.

Com colaboração de Elilson, Felipe Ribeiro, Mariah Valeiras e Vinicius Arneiro, "Se o Título Fosse um Desenho..." pretende valorizar ruas, praças, instituições públicas e seus serviços e trabalhadores.

A ação 1, intitulada "Cadeiras", ocorreu em 2/4. A equipe de Eleonora amarrou cadeiras no topo de quatro varas de bambus (cada uma com quatro metros de altura) e as levou para lugares diferentes, fazendo um intercâmbio: cadeiras do Colégio Estadual Tiradentes foram até o Teatro Guaíra; as do Guaíra até o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, que foram até a Câmara Municipal de Curitiba. As últimas cadeiras, por sua vez, foram levadas ao Colégio Tiradentes.

Humberto Araujo/Humberto Araujo
Equipe da ação "Cadeiras"

Na segunda ação, "Trabalhadores e Trabalhadoras", nos dias 3 e 4/4, uma cadeira foi apoiada em dois bambus (desta vez, paralelos ao chão) e levou funcionários até seu local de trabalho.

A praça Santos Andrade, no centro, foi palco da terceira etapa, "Sons". Quatro membros da equipe portaram uma caixa de som em cima de um quadrado de madeira, apoiado em suas cabeças. O aparelho espalhava música e silêncio pela praça.

Por fim, a quarta ação, "Cores", distribui 44 quadrados de madeira e coloridos, de diversos tamanhos, pelo centro da cidade. As peças foram confeccionadas dias antes, em um ateliê a céu aberto, do qual os espectadores podiam participar pintando quadrados.

A intenção é que "Se o Título Fosse um Desenho, Seria um Quadrado em Rotação" termine com 44 quadrados coloridos em rotação por Curitiba.

Espaço Pago