No Festival de Curitiba, Gastronomix mostra a culinária paranaense sem esquecer a sustentabilidade

Lina Sumizono/Divulgação
Prato da Chef Vaneska Berçani

A 12ª edição do Gastronomix, quermesse de alta gastronomia, integrou a programação oficial do 27ª Festival de Teatro de Curitiba no sábado (7) e no domingo (8). O evento levou 29 chefs, que serviram seus pratos em 25 barracas, ao Museu Oscar Niemeyer (MON). O preço das receitas variava de R$ 15 a R$ 25.

O chef Celso Freire, curador do evento, teve a preocupação de selecionar cozinheiros que, juntos, apresentassem um cardápio variado: alguns serviam entradas, outros pratos principais e outros sobremesas. "Além disso, os chefs precisam ter a pegada de feira, já que o número de clientes é muito grande. E é necessário ser simpático, sorrir, saber receber, porque na quermesse eles têm contato direto com o público", diz.

Essa edição do Gastronomix destacou a gastronomia paranaense, mas também promove a troca de experiências com chefs que vêm de outros estados, como Alagoas, Rio de Janeiro e Espírito Santo. "Os convidados vêm adicionar sabores ao evento e também aprendem conosco", afirma Freire.

SABORES VARIADOS, AMBIENTE COLORIDO

O evento ocupou o grande jardim do Museu Oscar Niemeyer com tendas, barracas e mesas com toalhas coloridas. Havia também espaços à sombra das árvores para quem preferisse fazer um piquenique: o espaço foi decorado com toalhas coloridas e almofadas, dando um ar lúdico e familiar ao programa.

Entre as receitas servidas, destaque para o prato vegetariano do chef curitibano Douglas Beckert, do Veg e Lab: bobó de pinhão acompanhado de arroz cateto e farofa crocante.

No quesito das massas, Délio Canabrava, da Cantina do Délio, atraiu o público com seu gnocchi recheado de gorgonzola ao molho de funghi. Fernanda Zacharias, da Ragú Rotisseiria, também agradou com seu ravióli recheado de queijo poronguinho de Palmeira (feito com leite cru) e ragu de linguiça Blumenau.

O alagoano Wanderson Medeiros, do Picuí, trouxe o sabor do Nordeste em seu baião de dois com nata, enquanto os conterrâneos André e Vitor Generoso serviram Galinha de Mulher Parida, com frango e milho.

Diferentemente das barracas de pratos salgados, distribuídas pelo gramado, as sobremesas eram vendidas no terraço coberto do museu. Por lá, Karyne Iancóski, do Bee - Empório Natural, serviu brownie com sorbet de frutas vermelhas orgânicas, enquanto Polyana Rodrigues, da Grué Chocalateria, apresentou profiteroles.

Para beber, havia vinhos, cervejas, drinques com gim, sidras, sucos naturais, refrigerantes e água.

PARA TODOS, COM RESPONSABILIDADE

O Gastronomix também atendeu bem às crianças: uma grande tenda teve programação infantil e intensa durante os dois dias de evento, com apresentações de teatro e de circo, brincadeiras e oficinas.

Até os cães - presentes em grande quantidade na quermesse - tiveram vez. Uma tenda dedicada aos pets teve palestras sobre alimentação natural e sobre higiene para animais. "O Gastronomix é um evento para a família, e isso inclui os animais", afirmou Celso Freire.

A organização do Gastronomix também teve planejamento para que o evento fosse sustentável: na entrada, os visitantes receberam garfos e colheres de metal, para serem usados durante a feira e serem devolvidos na saída.
Os pratos e cumbucas também não eram descartáveis. Fornecidos pela Oxford Porcelanas, eles eram devolvidos pelos clientes em várias tendas de recolhimento, distribuídas pelo espaço, e lavados.

Havia também copos que podiam ser levados para casa - caso os visitantes não os quisessem, podiam devolvê-los e pegar o dinheiro de volta ao fim da feira. Desta forma, o Gastronomix diminuiu bastante o lixo produzido.

Espaço Pago