Com "Oliver Twist", inspirado no clássico de Dickens, a Cia. Um encerra o Guritiba

Tuca Fanchin/Estúdio Folha
Guritiba chega ao fim com apresentação de Oliver Twist

O Guritiba, que reúne a programação infantil do Festival de Curitiba, selecionada por curadoria oficial, chegou ao fim no domingo (8) com a apresentação de "Oliver Twist", da Cia. Um de Teatro, no Museu Oscar Niemeyer.

O espetáculo, que teve tradução simultânea em Libras, é inspirado no clássico de Charles Dickens e conta a história de Oliver Twist, um órfão que vive à margem da sociedade inglesa.

A adaptação de Angela Ribeiro, Hercules Morais e Rodrigo Audi (que também assina a direção) fez com que a obra, conhecida pelo seu intenso drama, seja acessível às crianças sem que o sofrimento do protagonista seja diminuído.

Na trama, Oliver (interpretado por Rita Pisano) vive em um abrigo com outras crianças órfãs - elas têm a alimentação limitada e passam fome, sob os horríveis cuidados de sua tutora.
Ao confrontá-la com coragem, Oliver acaba sendo expulso. Ele decide andar sozinho até Londres, passando frio e fome e chegando à cidade com seus pés esfolados.

Os atores saem de seus personagens para que a jornada de Oliver seja representada por um boneco de madeira, controlado pelo elenco, em uma das cenas mais interessantes do espetáculo.

Na cidade grande, Oliver encontra o Velho Faguin (Hercules Morais), que é também o narrador da história. Ele dá abrigo ao menino, mas exige que ele faça parte de seu time de batedores de carteira.

Versáteis, os atores Angela Ribeiro e Leonardo Santiago assumem vários papéis: as crianças do abrigo, a tutora má e os garotos de rua de Londres.

Com cenários e objetos cenográficos simples, "Oliver Twist" instiga a imaginação das crianças e não subestima os pequenos, que aceitaram bem o drama e o peso do enredo.

Espaço Pago