Festival de Curitiba 2019 terá mais de 400 atrações durante 13 dias

Vai começar. O maior festival de teatro do país chega à 28ª edição com uma série de espetáculos nacionais e internacionais: serão mais de 400 atrações durante os 13 dias de programação.

De 26 de março a 7 de abril, o público verá em cena nomes como Regina Casé, Claudia Abreu, Mel Lisboa, André Abujamra e Gregório Duvivier, todos eles com peças escaladas para a Mostra 2019, que reúne as apresentações de destaque da temporada sob a curadoria de Guilherme Weber e Marcio Abreu.

O recorte da dupla focou em uma investigação sobre o Brasil e na "extinção de fronteiras entre gêneros artísticos como dança, teatro, música e performance", explicam.

O escolhido para a abertura do festival foi o francês "Aquele que Cai" ("Celui qui Tombe"), idealizado pelo coreógrafo, bailarino e acrobata Yoann Bourgeois. A montagem propõe que seis atores se equilibrem sobre uma plataforma giratória suspensa, discutindo os princípios da física.

O aclamado musical "Elza", sobre Elza Soares, e a estreia de "As Comadres", dirigido por Ariane Mnouchkine, do Théâtre du Soleil, também estão na agenda, assim como quatro peças com entrada gratuita: "Uma Frase para Minha Mãe", "Fedra", "Quando Quebra Queima" e "Orquestra Mundana Refugi".

O festival conta com outras mostras. É o caso da Fringe (com participação de grupos de 13 estados brasileiros e de montagens internacionais) e mais de cem espetáculos gratuitos. Além destes, o evento contará também com o sistema Pague quanto Vale, em que o público decide quanto vai pagar.

Já o MishMash traz shows de variedades para a família toda, enquanto o Risorama reúne os principais espetáculos de humor do país.

No último fim de semana do evento, dias 6 e 7 de abril, o Museu Oscar Niemeyer vira palco do Gastronomix, onde vários chefs montam barraquinhas para vender suas especialidades culinárias.

Espaço Pago