Quem passar pela 28ª edição do Festival de Curitiba poderá ver sete espetáculos em primeira mão. De 26/3 a 7/4, as peças a seguir farão suas estreias nacionais na capital paranaense. Anote suas preferidas e programe-se.
"As Comadres" (Guairinha, dias 27 e 28/3) - A comédia musical tem direção de Ariane Mnouchkine, do Théâtre du Soleil, e mostra uma série de mulheres que trabalham e cuidam de seus filhos. Enquanto colam selos, falam de seus sonhos, desejos e medos.
"Dezembro" (Museu Oscar Niemeyer, de 4 a 7/4) - A comédia tem texto de Guillermo Calderón e direção de Diego Fortes. Discute xenofobia, batalha e solidariedade ao imaginar um futuro próximo, quando Chile trava uma guerra contra Peru e Bolívia.
"Relatos Efêmeros da França Antártica" (Teatro da Reitoria, dias 31/3 e 1/4) - Escrito e dirigido por Francisco Carlos, o drama traz nomes como Ondina Clais e Guilherme Leme no elenco. Trata da tentativa de criação da França-Antártica na baía de Guanabara, em 1555, por Nicolas Durand.
"Sísifo.gif" (Teatro da Reitoria, dias 6 e 7/4) - A comédia com Gregório Duvivier, que atua e divide o texto com Vinicius Calderoni, também diretor, leva para o palco a linguagem do gif e do meme.
"Tráfico", (Teatro Guairinha, dias 6 e 7/4) - O monólogo é interpretado por Wilderman García Buitrago e escrito e dirigido pelo franco-uruguaio Sergio Blanco. Fala sobre uma história de crimes protagonizada por um garoto de programa.
"Mississipi" (Teatro José Maria Santos, dias 27 e 28/3) - A nova peça do grupo Os Satyros, que terá uma mostra especial no festival, retrata a Praça Roosevelt, em São Paulo, a partir de pessoas em situação de rua e seus desafios na região. Tráfico, violência e abuso policial estão entre os temas discutidos.
"O Rei de Sodoma" (Teatro Paiol, dias 4 e 5/4) - O outro lançamento da companhia Os Satyros é uma comédia musical que mostra uma série de situações absurdas envolvendo tipos como uma mulher dominadora, seu amante, o pai do jovem e uma freira.
Os ingressos custam R$ 70 e estão à venda aqui: https://festivaldecuritiba.com.br/ingressos/.