Biotecnologia avança e disputa papel de liderança

Minas Gerais reúne o maior número de empresas de biotecnologia do país, de acordo com a Anbiotec (Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida). Disputa com São Paulo a liderança no setor.

"O estado concentra 400 indústrias das áreas de saúde e ciência da vida. Só na região metropolitana de Belo Horizonte estão cem empresas do setor de biotecnologia. Por faturamento, São Paulo é considerado o maior polo, por reunir indústrias farmacêuticas multinacionais", disse Vanessa Silva, gerente-executiva da Anbiotec.

O que atrai novos investidores em biotecnologia é a "ambiência" de Minas Gerais. "Todos os setores da cadeia podem ser trabalhados aqui, desde a pesquisa, não só da universidade, como também da indústria. O empreendedor encontra um ambiente propício para fechar parcerias com outras empresas", declarou Vanessa Silva.

Uma das empresas que se destacam neste campo é a Vallée, fabricante de vacinas e medicamentos veterinários localizada em Montes Claros. A MSD, Saúde Animal -braço veterinário da multinacional norte-americana Merck, Sharp & Dohme -anunciou neste mês a aquisição de 93% da Vallée por R$ 1,2 bilhão.

Os avanços de Minas na biotecnologia também se refletem na exportação de produtos de alto valor agregado e tecnologia.

O estado é o maior exportador do país de válvulas cardíacas, lentes intraoculares e medicamentos contendo insulina.

"Esses produtos são importantes por incorporarem tecnologia e diversificarem a pauta de exportações", afirmou Jane Noronha Carvalhais, pesquisadora visitante da Fundação João Pinheiro.

DIANTEIRA TECNOLÓGICA

Maior produtor de leite do país, o estado de Minas Gerais também desponta na pesquisa de genética do gado zebu. Pesquisadores mineiros realizaram, pela primeira vez, o sequenciamento genético de três raças leiteiras.

"O objetivo é reunir condições que combinem a alta produção de leite do gado holandês com a resistência dos zebuínos. O que fizemos então? Sequenciamos o genoma do zebuíno para verificar quais as diferenças genéticas em relação ao gado holandês. Buscamos ainda localizar os genes que conferiam ao zebu maior resistência ao calor e às doenças", explicou Marcos Vinícius Barbosa da Silva, líder do projeto na Embrapa Gado de Leite.

Silva declarou que esses dados permitirão aos produtores selecionar os animais de maneira muito mais eficiente.

destaques da biotecnologia