XIV FÓRUM DA LONGEVIDADE

Falar sobre longevidade é falar do futuro e também do presente. Para enfrentar o desafio de viver muitos anos a mais é preciso, o quanto antes, cuidar da saúde, das relações afetivas, do planejamento financeiro e estar disposto a aprender algo novo todos os dias.

"Aprendizagem ao longo da vida" foi o tema do XIV Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, que reuniu, em São Paulo, pesquisadores e especialistas do Brasil e de outros países para uma verdadeira aula sobre longevidade.

"Chegamos à 14ª edição com uma única certeza: temos muito ainda a aprender e a vida toda para aprimorar esse conhecimento. Porque a aprendizagem é, sim, um processo contínuo, que deve se estender ao longo de toda a vida", afirmou Vinicius Albernaz, Presidente do Grupo Bradesco Seguros, na abertura do evento, ao lembrar que a empresa foi pioneira ao abordar o tema.

Não existem fórmulas mágicas para um envelhecimento com qualidade, dizem os especialistas, mas adotar uma postura positiva diante da vida faz toda a diferença.

"A aprendizagem, a sede de saber, o olhar curioso e a vontade de absorver novos conhecimentos são atitudes fundamentais para uma vida longeva com qualidade de vida", enfatizou Jorge Nasser, Diretor-Presidente da Bradesco Vida e Previdência e da Bradesco Capitalização.

O médico e gerontólogo Alexandre Kalache, consultor do Grupo Bradesco Seguros para assuntos relacionados à longevidade, concorda: "Tudo é uma questão de atitude, de estar aberto para a vida, para continuar aprendendo. E não é só aprender fazendo um curso. É aprender no dia a dia."

Também é fundamental que as pessoas assumam o protagonismo de cuidar de si mesmas, afirma Manoel Peres, Diretor-Presidente da Bradesco Saúde e da Mediservice. "Quando falamos em autocuidado não tratamos apenas daqueles relativos à saúde, mas também sobre a capacidade de aprender, de se relacionar socialmente. A convivência social é fundamental para a saúde mental."

Espaço Pago
Espaço pago