A 17ª edição da Santos Export, realizada nos dias 8 e 9 de outubro, já havia ganhado um caráter mais nacional, em relação às edições anteriores, e ampliado o escopo para todo o setor logístico. Foi um sucesso. Para 2020, o crescimento será ainda maior.
O evento principal será novamente realizado em Brasília, em outubro, e muda de nome. Passa a ser "Brasil Export". Além disso, serão realizados cinco fóruns regionais, uma para cada região do país (veja logos no mapa nesta página), numa forma de levantar os temas que serão discutidos no evento central.
Fabrício Julião (foto), diretor presidente da UnaMarketing de Evento |
"Nosso fórum se engrandece ao entender que as questões de infraestrutura e logística portuária são comuns a todo o país, apesar de todas as diferenças. Além disso, o nome Brasil Export expressa melhor a maioridade que estamos atingindo com a 18ª edicão", afirmou Fabrício Julião, diretor presidente da Una Marketing de Eventos, responsável pela realização do fórum.
Na cerimônia de abertura do 17º Santos Export, Julião fez questão de lembrar dos apoios que tem recebido para a ampliação do evento. "Temos aqui reunidos os principais empresários, as principais autoridades não de apenas um porto, mas de um setor amplo, um setor que é a grande locomotiva da economia do país. Um setor de empresários guerreiros que poderiam estar curtindo a vida, mas que neste momento investem seu tempo e dinheiro, muitas vezes sem nenhum retorno garantido, sem nenhuma segurança jurídica, muitas vezes sem nenhum incentivo. Essa série de fóruns, que expressará as peculiaridades regionais deste imenso país, culminará com a edição, aqui em Brasília, do Brasil Export, em outubro de 2020", afirmou.
MAIORIDADE
A edição de 2019 do Santos Export completou o que Julião classificou como ciclo de maturidade do evento e, por isso, a sua nacionalização.
Para ele, a reunião de especialistas do setor público, privado e acadêmico neste ano em Brasília para debater as questões portuárias e de logística foi altamente representativa, o que vai ajudar no desenvolvimento da atividade.
"Certamente, não sairemos com soluções mágicas. Mas, com toda certeza, sairemos mais unidos, com as ideias alinhadas com a equipe de governo", afirmou o diretor presidente da Una Marketing de Eventos.
Para a edição de 2020, também está mantida a visita técnica que é feita a um porto fora do Brasil, que será escolhido pelo Comitê Orientador da Santos Export, criado para gerenciar o evento.
Segundo José Roberto Campos, que foi coordenador do comitê, uma das principais mudanças promovidas pela organização em relação aos eventos anteriores foi a antecipação da visita técnica, que neste ano foi no Porto de Singapura, o que deu subsídio para ampliar as discussões durante o evento.
"Escolhemos temas de altíssimo interesse neste momento em que tanto se discute a logística do Brasil", afirmou Campos.