Santos Port Authority muda marca e se internacionaliza

A autoridade portuária do maior porto da América Latina se prepara para seu processo de internacionalização, com a abertura de um escritório de negócios em Xangai (China) até o fim do ano.

Foi o que mostrou o presidente da Codesp (Companhia Docas de São Paulo), Casemiro Tércio. Em sua apresentação no Santos Export, Tércio revelou a nova logomarca da empresa, voltada para seu novo posicionamento global e seguindo o padrão mundial de se apresentar como autoridade portuária com o nome em inglês: Santos Port Authority (veja acima).

A Santos Port Authority estuda a abertura de capital. Em um dos modelos em análise, o governo manteria cerca de metade das ações. O restante ficaria com investidores privados que, junto com as medidas de governança exigidas pela Bolsa, ampliariam a fiscalização e os controles sobre a gestão do porto.

O processo para se posicionar como um player global do setor passa também por uma maior internacionalização dos procedimentos, o que será obtido com a entrada da empresa na Associação Mundial para Infraestrutura de Transportes Aquaviários (Pianc).

A organização, que estabelece normas e boas práticas para o setor, está presente em 44 países e pode apoiar o porto em seu desenvolvimento, como mostrou Nicholas Pansic, vice-presidente da organização.

Jacqueline Wedpap, chefe de gabinete da presidência da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), afirmou que o Brasil vai criar o escritório da Pianc, ampliando sua participação na organização, o que poderá apoiar o desenvolvimento não só do porto de Santos como de todo o setor portuário do país.

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