O cuidado que vem pelo telefone

Keiny Andrade/Estúdio Folha
Giovanna Mattar, para quem os telefonemas são uma maneira de dizer "conta comigo"

"Eu não era tão habituada a conversar por telefone. Acho que os áudios e as mensagens trocadas pelas redes sociais cumprem bem essa tarefa, mas, sempre que possível, prefiro tocar, abraçar e observar cada movimento de quem está à minha frente.

Com a quarentena necessária para combater a pandemia do novo coronavírus, tudo mudou. Tive de me adequar a uma nova realidade e passei a usar o telefone para dar carinho e apoio emocional a quem mais precisa.

Toda semana, ligo para integrantes do grupo "Loucos pela X", um coletivo formado por artesãos que trabalham confeccionando roupas para escolas de samba e que são usuários do serviço municipal de saúde mental.

Claro que, no começo, foi super difícil, mas depois percebi como essas ligações são importantes para eles e para mim. Passei a perceber a escuta como um cuidado, um suporte, uma maneira de dizer 'conta comigo'.

Antes da pandemia, eu iria acompanhar esses trabalhadores no ateliê que o coletivo mantém no bairro do Jaçanã, na zona norte da capital paulista. Chegamos a nos reunir pessoalmente uma vez, quando definimos como seriam os próximos encontros. Esse acompanhamento faz parte do estágio supervisionado na área de Psicologia Social do Trabalho e funciona como uma espécie de complemento ao atendimento psicológico que o grupo recebe.

Por conta da quarentena, os encontros foram cancelados justamente no momento em que essas pessoas mais precisam de apoio. De uma hora para outra, elas não podiam mais visitar o ateliê, não podiam mais trabalhar e nem fazer as feijoadas que sempre faziam. Sem falar que o Carnaval, paixão e sustento de todo o grupo, corre o risco de ser adiado. Foi uma interrupção muito abrupta.

Havia a alternativa de só retomar esse contato depois que a pandemia passasse, mas começamos a ver os primeiros impactos na comunidade, as primeiras angústias. Ficamos no escuro, sem saber o que fazer. Depois de muito diálogo e pesquisa, achamos que seria possível dar esse apoio pelo telefone e eu aceitei esse desafio.

Muitos dos artesãos não têm acesso à internet, e, mesmo sem poder vê-los, acredito que consiga dar um "colo" e ao mesmo tempo aprender mais sobre economia solidária e coletividade. O projeto "Loucos pela X" existe desde 2001 e tem como objetivo promover a inclusão social de usuários dos serviços de saúde mental por meio de geração de trabalho e renda.

Durante as ligações, também consigo esquecer as minhas angústias, todos os impedimentos que tenho enfrentado.

Confesso que, até essa experiência, não era tão familiarizada com o universo carnavalesco. Ia a alguns blocos, mas não acompanhava os desfiles das escolas de samba. Isso também mudou. O "Loucos pela X" tem lugar cativo em uma das alas da escola X-9 Paulistana e, assim que tudo isso passar, vai contar com o meu apoio, desta vez, lado a lado com eles na avenida."

Divulgação/Amigos do Bem
Shara Bezerra Leite durante entrega de doações da NIVEA para os Amigos do Bem

Apoio emocional por meio de cartas ou telefonemas, doações de alimentos, medicamentos e produtos de higiene. Uma verdadeira rede de solidariedade foi mobilizada na tentativa de minimizar os danos causados pelo novo coronavírus no Brasil e em todo o mundo.

Quem já recebeu apoio em momentos difíceis sabe como essas ações são fundamentais para ajudar quem mais precisa. "Me tornei voluntária porque queria retribuir o que os Amigos do Bem fizeram por mim de alguma forma. Queria saber como era ajudar porque eu sabia a sensação de ser ajudada", afirma Shara Bezerra Leite, de 22 anos, que mora no sertão de Pernambuco.

Ela lembra que, quando criança, um grupo de voluntários da instituição Amigos do Bem chegou ao sítio Igrejinha, onde morava, e montou um consultório médico e odontológico. Foi o início de uma relação que dura até hoje.

Aos sete anos, ela e o pai ajudavam a realizar os cadastros das famílias que seriam atendidas pela instituição. Aos 11 anos, passou a ajudar nas distribuições de alimentos e nas brincadeiras com outras crianças. Também foi auxiliar de dentista e de médico, até se formar em pedagogia. Hoje, é professora e voluntária local dos Amigos do Bem, instituição que atua há mais de 25 anos no sertão nordestino com projetos na área da educação, geração de renda, saúde, água e moradia.

Shara participou da entrega das doações realizadas pela NIVEA à população atendida pelos Amigos do Bem. Foram doados cerca de 35 mil frascos de álcool em gel, 20 mil latinhas de NIVEA Creme, a tradicional latinha azul, e 134 mil protetores solares para 140 povoados do sertão nordestino, nos estados de Pernambuco, Ceará e Alagoas.

Desde o início da pandemia, a NIVEA decidiu adaptar a linha de produção da fábrica em Itatiba, no interior de São Paulo, para produzir mais de um milhão de unidades de álcool em gel, item indispensável para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

"O momento da entrega das doações feitas pela NIVEA foi muito marcante pra mim. A cada pessoa que eu entregava, era uma emoção diferente. Esses produtos vieram não só para a prevenção. Eles chegaram em forma de luz, renovando a fé e trazendo a certeza de que tudo ficará bem", diz Shara.

Espaço Pago
Espaço pago