A inteligência no uso da tecnologia, que permite a concentração dos dados dos pacientes, o atendimento a distância e a troca de informações entre os profissionais da saúde, é uma das ferramentas mais importantes em situações de emergência, como a atual pandemia do novo coronavírus no país. E entre os serviços que cresceram nesse período está a teleconsulta.
"Concentrar informações dos usuários nos permitiu ser muito mais assertivos em ações preventivas e de planejamento. A criação de protocolos e a padronização dos serviços com inovação e tecnologia nos ajudou fortemente no combate à pandemia", afirma Jorge Pinheiro, presidente do Hapvida, o maior sistema de saúde suplementar do Brasil, com cerca de 6,4 milhões de clientes em todas as regiões do país.
Quais as lições tiradas pelo setor de saúde no enfrentamento da Covid-19 e que cenário está sendo desenhado para o pós-pandemia? Para discutir esses temas, a jornalista Angélica Banhara entrevistou Jorge Pinheiro em uma live produzida pelo Estúdio Folha, com patrocínio do Hapvida. O vídeo pode ser acessado aqui.
Segundo Pinheiro, o uso da telemedicina está tendo impacto fundamental na luta contra o coronavírus e é uma das frentes de atuação que veio para ficar. "A teleconsulta tem sido uma das principais ferramentas no combate à doença. O atendimento a distância por telefone e pelo aplicativo Hapvida no celular ou no computador possibilitou mais de 60 mil consultas para clientes com suspeita de Covid-19", afirma. "Hoje sabemos que a abordagem precoce no tratamento, ainda em casa, traz resultados muito mais eficientes e pode salvar vidas", completa.
Entre os aprendizados do setor com a emergência causada pelo coronavírus estão a necessidade de repensar indicadores, metas e estratégias e a mudança nos rituais de gestão e protocolos.
"A pandemia nos mostrou que o setor não pode trabalhar no limite das operações e de suprimentos. Precisamos atuar com folgas operacionais. E a tecnologia é imprescindível: são necessárias alternativas que permitam a atuação a distância, para os usuários, médicos e profissionais da saúde."
SAÚDE PÓS-PANDEMIA
Pinheiro aponta que um legado importante dessa crise é o aumento da atenção das pessoas em relação à saúde.
"Antes da pandemia, a preocupação do brasileiro com a saúde variava entre o segundo e o terceiro lugar, atrás da casa própria e da educação. As pesquisas mais recentes mostraram que saúde passou a ser a principal preocupação do brasileiro."
Ele considera que a doença trouxe a oportunidade de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde e de ter uma qualidade de vida melhor. "A Covid-19 atinge em especial pessoas com comorbidades: obesidade, diabetes, hipertensão - que, na maioria dos casos, são situações controláveis com bons hábitos, acompanhamento médico e um pouco mais de responsabilidade em relação à própria saúde", diz.
Este momento, em que todos estão sensibilizados pelo tema, traz a oportunidade de estimular a adoção de bons hábitos como a prática de atividade física, uma alimentação equilibrada e o cuidado com a saúde física e mental. "É uma chance de mudança, de tentarmos buscar um ritmo de vida mais equilibrado."
O sistema de saúde suplementar pode colaborar para que as pessoas intensifiquem os cuidados e a prevenção. Pinheiro cita como exemplo o Programa Viver Bem, voltado para pacientes com suspeita e diagnosticados com diabetes tipo 2. "Um robô acessa todos os exames realizados pelos clientes. Quando detecta que o paciente tem uma tendência de aumento de glicemia, mas ainda não tem diabetes, a pessoa é convidada a participar do programa de prevenção, com orientações médicas e nutricionais. Isso evita que ela desenvolva a doença e sofra com as complicações decorrentes."
Pinheiro afirma que, com a pandemia, a medicina mudou de uma maneira radical: nunca mais será a mesma. "O atendimento presencial, o calor humano e a mão do médico nunca serão substituídos por qualquer ferramenta. Mas serão complementados por um atendimento a distância, trazendo melhores práticas e resultados. Estamos hoje mais bem preparados para enfrentar situações com essa."
DE NORTE A SUL DO PAÍS
O Hapvida tem um sistema verticalizado e integrado de saúde, com hospitais, laboratórios e serviços de diagnóstico próprios nas cinco regiões do Brasil.
Os clientes contam com teleconsulta de urgência simples e para Covid-19. Basta acessar o site ou o aplicativo do Hapvida e realizar a teleconsulta por vídeo ou telefone com um médico. O serviço é contínuo, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Todo o sistema foi desenvolvido pelas equipes internas do Hapvida e pela Maida.health, holding de tecnologia do sistema Hapvida.