Saúde bucal deve ser pensada de forma integrada

Ao contrário do que se pensa, para estar saudável é preciso que se tenha saúde física, social e mental. A saúde oral, por sua vez, está inclusa nesse universo. "Não dá para dissociar. A saúde precisa ser pensada de forma integrada", alerta a diretora-superintendente de Odontologia do Sistema Hapvida, Jaqueline Sena.

O cuidado com saúde bucal é importante em todas as fases da vida e é essencial para evitar complicações, em especial para portadores de doenças crônicas. Uma cárie pode facilitar a disseminação de bactérias e outros germes, que, ao entrarem na corrente sanguínea, oferecem risco de infecções e até de causar problemas cardíacos. "Um sorriso bem cuidado reflete na nossa autoestima e no bem-estar também" diz a diretora-superintendente.

Um plano odontológico é passo fundamental para pensar a saúde de maneira integrada. Afinal, no país, de maneira geral, muitas pessoas buscam auxílio odontológico apenas diante de situações graves ou extremas. "Infelizmente, o Brasil não tem a cultura de cuidar da saúde de uma forma integrada. Hoje, apenas 12% dos brasileiros têm plano odontológico. Estamos trabalhando para mudar esse cenário", afirma Sena, que está à frente da gestão dos planos odontológicos de todo o Sistema.

Para discutir os diferenciais e o modelo de negócio odontológico, a jornalista Angélica Banhara entrevistou Jaqueline Sena. O vídeo, produzido pelo Estúdio Folha com patrocínio do Sistema Hapvida, está acima.

O plano odontológico do Hapvida existe há cerca de 20 anos, conta 15 mil dentistas cadastrados e atende quase 3 milhões de clientes em todas as regiões do Brasil. "Dentro do conceito de saúde integrada e preventiva do Hapvida, a proposta é que o plano odontológico atue em conjunto com o plano médico. Mas ele também pode ser contratado de forma independente, tanto por empresas como por pessoas físicas."

A seguir, Jaqueline Sena aponta os diferenciais do modelo de negócio do plano odontológico do Hapvida.

  • Preocupação com o acolhimento dos clientes e em cuidar da saúde de forma sustentável: para clientes, dentistas e parceiros, priorizando acessibilidade, qualidade e eficiência.
  • Sistema de protocolos integrados, onde os riscos de saúde do paciente são considerados para melhor direcionamento do atendimento.
  • Foco na prevenção: dependendo da contratação, os clientes são avisados quando está na hora da consulta de retorno.
  • Internalização das agendas dos dentistas: as agendas são incorporadas ao sistema, facilitando a marcação das consultas, criando um fluxo de clientes e permitindo o monitoramento do atendimento.
  • Tecnologia a serviço do cliente: as consultas podem ser marcadas pelo site, aplicativo de celular ou central de atendimento.

"Montamos um sistema inovador de georreferenciamento onde dividimos os centros de atendimento por regiões e credenciamos os dentistas melhor qualificados em todas as especialidades", ressalta a diretora-superintendente. "A integração das agendas desses dentistas ao nosso sistema garante mobilidade aos clientes e o monitoramento do prazo de marcação das consultas para dar a eles a oportunidade de começar e concluir o tratamento com o mesmo profissional. Dessa maneira, também garantimos para os dentistas um fluxo de atendimento de pacientes." E completa: "em vez de focarmos na quantidade de dentistas, priorizamos a eficiência e qualidade do atendimento. E esse sistema fideliza tanto os clientes como os dentistas."

Confira, a seguir, outras vantagens de ter um plano odontológico.

1. Consultas para prevenção e tratamentos: um plano odontológico oferece tratamento preventivo em todas as fases da vida, da primeira infância à terceira idade. Os clientes têm acesso ao rol de procedimentos essenciais estipulados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que inclui desde limpeza e aplicação de flúor até restaurações, tratamento de canal, extração, raios-x e tratamentos de gengiva.

2. Atendimento em casos de emergência.

3. Acesso à rede credenciada com especialistas em todas as regiões do Brasil.

4. Relação custo-benefício: o valor mensal é baixo comparado às despesas básicas de consulta, limpeza e aplicação de flúor semestral - sem contar outros procedimentos e tratamentos não previstos.

5. Facilidade na contratação do plano. O processo é simples e sem burocracia: pode ser realizado online (por site ou aplicativo) e possibilita pagamento até por cartão de crédito, com cobrança recorrente.

DE NORTE A SUL DO PAÍS

O Hapvida é o maior sistema de saúde suplementar do Brasil, com mais de 40 anos de história e cerca de 6,4 milhões de clientes em todas as regiões do país. O sistema oferece uma rede integrada de saúde, com hospitais, laboratórios e serviços de diagnóstico próprios.

Os clientes contam com teleconsulta de urgência simples e para Covid-19. Basta acessar o site ou o aplicativo do Hapvida e realizar a teleconsulta com um médico, por vídeo ou telefone. O serviço é contínuo, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Todo o sistema foi desenvolvido pelas equipes internas do Hapvida e pela Maida.health, holding de tecnologia do sistema Hapvida.

www.hapvida.com.br

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