Verticalização garante qualidade e sustentabilidade financeira ao Sistema Hapvida

Em um país de dimensões continentais e diferenças sociais como o Brasil, oferecer acesso à saúde de qualidade por um valor sustentável para clientes e prestadores de serviços torna-se um desafio. Não à toa apenas 23% da população tem plano de saúde suplementar.

Os números do Sistema Hapvida Saúde se destacam nesse cenário: um dos maiores sistemas de saúde do Brasil, com cerca de 6,4 milhões de clientes em todas as regiões do país. O plano de expansão do grupo, que se intensificou nos últimos dois anos com a abertura de capital, contou com investimentos de 167 milhões de reais apenas no primeiro semestre deste ano. Estão previstas mais 187 obras, entre elas 34 novas unidades, para serem entregues em todo o Brasil até 2021.

Para discutir o plano de expansão e o modelo de negócio do Hapvida a jornalista Angélica Banhara entrevistou Bruno Cals, CFO da empresa. O vídeo, produzido pelo Estúdio Folha com patrocínio do Hapvida, está acima.

"Estamos num ritmo muito acelerado de crescimento. Com R$ 3,4 bilhões de caixa livre - de acordo com o relatório de resultados financeiros divulgado no início de agosto -, temos em vista 15 possíveis aquisições, entre operadoras de planos de saúde e hospitais", afirma Cals.

A estratégia visa ampliar a rede própria, um diferencial da operadora, que já conta com 40 hospitais, 184 clínicas médicas, 41 prontos atendimentos e 174 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial de Norte a Sul do Brasil. "O Hapvida é a única operadora de saúde com um sistema verticalizado, ou seja, infraestrutura de rede própria, em todas as regiões do país", conta.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DO CLIENTE

"O sistema de integração de informações é outro diferencial do nosso modelo de negócios. Ele possibilita que os dados dos pacientes fiquem registrados para acompanhamento pelos especialistas e também facilita o alinhamento médico, com discussão de protocolos e padronização dos serviços", afirma. "Isso reforça a parceria entre a empresa e os médicos para garantir a qualidade dos serviços", completa. Para fazer o uso inteligente dos dados a empresa investiu em uma holding de tecnologia em saúde, a Maida.health.

Segundo Cals, verticalização e integração formam o pilar fundamental da empresa e caminham juntas para garantir a acessibilidade com qualidade. "Esse modelo de negócio permite ter um controle maior dos custos e focar na eficiência operacional e na qualidade assistencial. Isso traz um equilíbrio importante e uma relação custo-benefício muito boa para o consumidor, que conta com uma infraestrutura de mais de 400 unidades de atendimento."

Desde o início da pandemia, os clientes tiveram o acesso à tecnologia ampliado: eles contam com teleconsulta de urgência simples e para Covid-19. Basta acessar o site ou o aplicativo do Hapvida e realizar a teleconsulta com um médico, por vídeo ou telefone. O serviço é contínuo, 24 horas por dia, sete dias por semana. Todo o sistema foi desenvolvido pelas equipes internas do Hapvida e pela Maida.health.

www.hapvida.com.br

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