Pague menos agora e consuma mais depois

O isolamento social colocou em risco a sobrevivência principalmente de pequenos estabelecimentos e de bares e restaurantes. Vendas online e delivery, quando possíveis, não dão conta de compensar a falta do público. Para tentar dar um estímulo imediato de caixa na conta dos proprietários desses estabelecimentos, crescem no país campanhas de vouchers (cupom de desconto). O cliente paga agora e ganha um a mais para consumir quando essas casas reabrirem.

Duas grandes marcas de cerveja impulsionaram a campanha e juntaram muitos bares e restaurantes no país. A Stella Artois lançou o site Apoie Um Restaurante. Ali, o cliente escolhe um estabelecimento, compra um voucher de R$ 100, mas paga somente R$ 50. A companhia pagará a diferença de R$ 50, repassando o valor integral de R$ 100 ao bar ou restaurante. Assim que o estabelecimento reabrir, o cliente pode ir lá consumir. Até o começo de abril, quase 60 mil vouchers tinham sido vendidos para mais de 2.500 estabelecimentos participantes.

A Heineken também aderiu ao movimento de vouchers por meio de uma "vaquinha" virtual. Batizada de Brinde do Bem, a plataforma permite a compra de cupons entre R$ 25 e R$ 100 de estabelecimentos cadastrados. A companhia de cerveja afirma que o valor da contribuição do cliente será multiplicado por dois na hora do repasse aos bares e restaurantes.

"Como todos, estamos numa crise tremenda. Mas, na nossa área, acredito que muitos restaurantes, principalmente os pequenos, vão quebrar. Por isso, é muito importante ter um parceiro que nos ajude", escreveu Checho Gonzales, cozinheiro e proprietário dos pequenos restaurantes Mescla e Comedoria Gonzales, no Mercado de Pinheiros, em São Paulo, em suas redes sociais. Seus dois negócios participam do "Apoie Um Restaurante".

PEQUENO COMÉRCIO

Uma startup sem fins lucrativos, criada pela empresária Vanessa Matere, 35, do bairro paulistano de Perdizes, lançou um site de cupons de desconto chamado "Voucher do Bem" para reunir setores de comércio local que não sejam bares e restaurantes. A plataforma tem uma lista com 80 pequenas empresas, entre lojas de roupas, acessórios, moda infantil, pet shops, cursos de idiomas, salões de beleza e estética, cabeleireiros, estúdios de pilates, lojas de assistência de celulares, óticas, tatuagens, pequenas academias, jóias, bijuterias, artesanatos, decoração de ambientes, além de profissionais liberais como personal trainers, psicólogos e veterinários. A inscrição é gratuita.

"Como eu vi que ia fechar e não tenho ecommerce, pensei na plataforma, não apenas para mim, mas para ajudar as pessoas. Das aproximadamente 80 empresas que entraram, quem realmente divulgou, mandou para clientes e amigos, já conseguiu vender. As pessoas que compraram voucher da minha loja de roupas não são frequentadoras, elas se comoveram e quiseram de alguma forma ajudar. Foi muito legal essa descoberta de novas pessoas", diz a empresária.

No Voucher do Bem, o consumidor entra no site e escolhe a loja de sua preferência e o valor do voucher (entre R$ 50 e R$ 500). Em seguida, paga com o QR code ou o link de pagamento (para cartões e outros). Em até cinco dias úteis a pessoa recebe o voucher pelo email e, passada a quarentena, vai ao estabelecimento fazer uso do cupom. O voucher também pode ser dado de presente.

Espaço Pago
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