"O cliente vai ficar mais um tempo dentro de casa, mas ele continua com as mesmas necessidades de antes." Esse é o importante lembrete que o pequeno comerciante não pode esquecer para enfrentar a prorrogação da quarentena. A dica foi passada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), cuja campanha "Compre do Pequeno" está em pleno andamento desde o agravamento da crise do coronavírus.
Segundo o Sebrae, os quase 17 milhões de pequenos negócios no país são responsáveis por mais da metade do emprego formal do Brasil e por um terço do PIB, o produto interno bruto nacional.
Com a baixíssima circulação de pessoas nas ruas, as iniciativas dos comerciantes de bairro perdem a força pela falta de penetração nas redes sociais mais imediatas. A pergunta do momento é: "como resgatar o antigo cliente?". Segundo Cesar Rissete, gerente de competitividade e consultor do Sebrae, "o meio de menor resistência é aquele que você já possuía. Se você já tem alguns clientes que frequentavam o seu bar ou mercado anotados numa caderneta ou num outro meio de controle, esses são os primeiros que devem ser contatados para estruturar sua rede social".
Para o consultor, conectar-se com o antigo cliente é essencial para não perder espaço para grandes empresas estruturadas digitalmente. Portanto, smartphones e computadores são armas de sobrevivência no atual contexto. Além das principais redes sociais e aplicativos, até mesmo o e-mail pode ser usado num primeiro momento. "Se o cliente já ia no seu bar, é porque já conhece você, conhece seu produto. Apresentar-se a ele é uma forma de quebrar essa inércia, de iniciar o processo de comercialização digital. Ele não está indo presencialmente, mas continua sabendo que tem um produto que ele consumia e que continuará consumindo se você se mostrar para ele", diz Rissete.
Depois do primeiro impacto da crise da pandemia, algumas pequenas empresas já demonstram reação. Segundo o Sebrae, a entrega em domicílio, o delivery, apresentou um aumento significativo e faz com que o comerciante mantenha um mínimo de receita dentro da empresa. Pelo lado do custo, as palavras de ordem são "renegociar", "postergar" e "readequar".
"Tem aumentado muito a renegociação de dívidas, a questão de postergar alguns pagamentos, aproveitando até as medidas adotadas pelo próprio governo. É um momento de olhar pra dentro da empresa, verificar os custos que você tem e se readequar. Valem as ações que de fato façam com que você preserve o seu fluxo de caixa para passar por este momento", afirma Rissete.
TRÊS DICAS DO SEBRAE PARA O COMERCIANTE LOCAL ENFRENTAR A QUARENTENA
1. Postergar pagamentos
Com a prorrogação, seguem as restrições de circulação e de abertura de lojas. Portanto, tem que renegociar pagamentos, porque é um momento de anormalidade
2. Reforçar a conexão com o consumidor
Se o antigo cliente vai ficar mais tempo em casa, ele segue com as necessidades de antes. Coloque seu produto ou serviço à disposição dele por vias digitais
3. Ênfase na revisão de custos
Com o prosseguimento da quarentena, tem que aprofundar o corte de custos para passar por este momento com um caixa razoável