Inativos, clubes de futebol oferecem estruturas para a saúde

Com os campeonatos paralisados no Brasil e no mundo, clubes de futebol e jogadores estão se colocando como aliados dos órgãos de saúde no enfrentamento da pandemia de coronavírus. A maioria dos times brasileiros abriu as portas e colocou suas infraestruturas à disposição das autoridades sanitárias. E os atletas, famosos ou desconhecidos, se mobilizam em leilões e doações para arrecadar dinheiro para hospitais e instituições que se dedicam ao combate à Covid-19 (leia abaixo).

Grandes clubes do país, principalmente das séries A e B, deram férias aos jogadores, comissões técnicas e profissionais envolvidos com o futebol e manifestaram em notas oficiais o seu apoio na luta contra a pandemia. Entraram nessa corrente Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco, Palmeiras, Santos, Botafogo, Internacional, Cruzeiro, Atlético-MG, Goiás, Athletico-PR, Ceará e Fortaleza, entre outros.

Mas um deles, o Esporte Clube Bahia, é o que está mais adiantado. O time de maior torcida da Bahia já tem um hospital de campanha com 40 leitos funcionando no Fazendão, o centro de treinamento do clube, com 125.000 m² e três pavilhões com salas e 28 quartos. O "Hospital Fazendão", como está sendo chamado, não é específico para a Covid-19, mas para pacientes de baixa complexidade. A iniciativa abre espaço para que os hospitais convencionais recebam infectados pelo coronavírus.

"A postura do Bahia sempre foi de conciliar o futebol com temas sociais. Num momento como este, estamos praticando aquilo que a gente acredita. O prejuízo do clube nessas horas é o que menos importa. O momento é de união mútua de todos para sair logo disso", diz Guilherme Bellintani, presidente do Bahia.

Bellintani aposta na força da comunicação que o futebol tem com todas as camadas da população. Ele colocou caixas de som no ônibus personalizado do clube para rodar pela cidade de Salvador e arredores solicitando que as pessoas permaneçam em suas casas. "Quando o ônibus do Bahia chega, as pessoas param para olhar e, quando veem a mensagem, acabam sendo impactadas", afirma Bellintani.

CONFIRA O QUE CADA CLUBE ESTÁ OFERECENDO

Flamengo: o atual campeão brasileiro e sul-americano colocou à disposição do governo e da prefeitura do Rio o ginásio Hélio Maurício, na Gávea, próximo ao hospital Miguel Couto. E também pode ajudar em possível ação próxima do complexo Maracanã, gerido pelo clube ao lado do Fluminense.

Corinthians: o clube ofereceu toda a infraestrutura da Arena Corinthians, do centro de treinamento Dr. Joaquim Grava e do Parque São Jorge, sua sede social, na zona leste de São Paulo, às autoridades sanitárias.

São Paulo: em carta ao secretário estadual de saúde, José Henrique Germann Ferreira, o clube informou que seu CT, na Barra Funda, e o estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, estão abertos para qualquer necessidade.

Vasco: colocou o estádio de São Januário à disposição para o combate ao vírus. O clube já entrou em contato com o prefeito Marcelo Crivella e também com autoridades estaduais.

Internacional: o clube gaúcho colocou à disposição das autoridades municipais e estaduais suas estruturas. O Gigantinho e o Centro de Eventos aguardam solicitação da prefeitura de Porto Alegre ou do governo do estado

Santos: disponibilizou as dependências para a secretaria de saúde do município de Santos. Dentre outras instalações, colocou o Salão de Mármore da sede como apto à montagem de hospital provisório.

Cruzeiro: o clube mineiro, hoje na Série B do Brasil, disponibilizou os clubes sociais da Pampulha e Barro

Bahia: colocou os campos do centro de treinamento à disposição da secretaria de saúde da Bahia, que já montou um hospital de campanha no CT Fazendão.

Atlético-MG: entrou em contato com a secretaria de saúde e ofereceu o CT Cidade do Galo e dois clubes de lazer, um deles com grande auditório que pode servir de hospital transitório.

Palmeiras: o estádio Allianz Parque, que é administrado pela empresa WTorre, será usado na campanha de vacinação contra a gripe influenza. Também disponibilizou todos seus equipamentos para ajudar no combate à Covid-19.

Athletico-PR: o estádio Arena dos Paranaenses e o CAT Alfredo Gottardi poderão ser utilizados pelas autoridades de saúde.

Botafogo: abriu as portas do estádio Nilton Santos às autoridades de saúde para auxiliar no período da pandemia de Covid-19.

Ceará: disponibilizou o centro de treinamento Dr. Luís Campos, na cidade de Itaitinga, para auxílio no combate à pandemia.

Fortaleza: colocou a estrutura do centro de treinamento Ribamar Bezerra, em Maracanaú, à disposição das autoridades públicas.

Goiás: disponibilizou a estrutura da Serrinha como local de vacinação na campanha contra a gripe influenza.

Espaço Pago
Espaço pago