Empresas apoiam 12 projetos de alunos com soluções no combate à pandemia

Doze soluções práticas e imediatas para atender os desafios da sociedade brasileira no combate à pandemia do coronavírus nos setores de saúde, mobilidade, negócios e social. Esse é o saldo positivo do HackaTrouble, evento 100% online realizado pela Sociedade Brasileira de Engenheiros de Mobilidade (SAE Brasil), pelo Centro Paula Souza (CPS) e pelo Governo do Estado de São Paulo.

Apoiados por empresas como Amazon Web Services, Shawee, Mural, Mercedes-Benz, Bosch e Toyota, entre outras, participaram grupos de alunos e ex-alunos de escolas técnicas (Etecs), faculdades de tecnologia (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Também foi aberto a estudantes e profissionais em geral.

Cada categoria teve três ganhadores com destaque para projetos de fluxo de passageiros de transportes públicos por meio de aplicativo; soluções de atendimento médico online; distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs); e plataforma virtual de troca de cartas para idosos em isolamento (confira abaixo todos os projetos vencedores).

Os softwares inovadores ficarão à disposição das autoridades gratuitamente durante seis meses. Depois, cada grupo se torna dono do projeto para explorá-lo. "O êxito de um projeto é uma fórmula. É a soma da preparação com a oportunidade. O HackaTrouble é uma oportunidade, e a preparação depende de cada um", disse Antonio Celso Duarte, professor de Inovação do Centro Paula Souza, aos vencedores.

A maratona online do HackaTrouble teve 48 horas ininterruptas entre os dias 17 e 19 de abril com mais de 400 inscritos divididos em 100 equipes formadas por até cinco participantes. Todos assessorados por especialistas e professores das instituições.

As autores das 12 propostas vencedoras serão convidados a apurar seu desenvolvimento durante quatro semanas com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) As propostas serão avaliadas também para participar de programas de fomento da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

Veio de alunos da Etec de Mauá, região do ABC paulista, uma proposta de mobilidade urbana que pode ser implantada a curto prazo no período do combate à Covid-19 e ter continuidade para o pós pandemia.

O projeto VádeBus surgiu como proposta de reduzir a lotação do transporte público e evitar a disseminação do vírus. É um aplicativo em que o usuário agenda e paga a passagem. Depois, é gerado um QR Code que libera a entrada no ônibus. "Para reduzir a superlotação, pensamos num sistema de logística que consegue organizar o fluxo de passageiros e mapear as regiões que têm mais demanda por ônibus. O aplicativo faz com que as empresas organizem as frotas para as regiões que mais precisam e garante a segurança e o conforto dos passageiros e dos funcionários. Pode ser usado em viagens municipais e intermunicipais. A partir de agora se inicia a lapidação do projeto", explica Victor Vicaria, 17 anos, líder do VádeBus e aluno do curso de Desenvolvimento de Sistemas.

Na categoria da saúde, dois dos vencedores apresentaram propostas para a excelência na triagem online e por videoconferências para avaliação de sintomas da Covid-19. E o projeto Med Ctrl traz melhoras na hoje conturbada gestão dos EPIs nos hospitais.

No setor de mobilidade, além do VádeBus, o projeto Kolibri traz soluções para o transporte de EPIs utilizando aeronaves paradas porcausa do coronavírus. E o DuzzClean propõe um sistema de controle de higiene em veículos para uso de motoristas de táxi e aplicativos.

No ramo de negócios, outro projeto que abraça a distribuição de equipamentos de proteção individual é o Lavora, que tem como objetivo reduzir o tempo de produção e entrega dos EPIs. O Mercado Futuro, desenvolvido por alunos da Univesp, aprimora o esquema de vouchers pré-pagos para pequenos comerciantes. E a Feirinha Online conecta consumidores e comerciantes locais com lojas online no formato de lojas físicas.

No âmbito social, o RoçaEats encurta a comunicação entre produtores rurais e instituições filantrópicas para a distribuição do excedente da produção de grãos e hortifrutis. E duas propostas, Health2Share e Letters2Tomorrow, foram apresentadas para melhorar a vida dos idosos, o grupo de risco mais afetado pela pandemia (leia mais abaixo).

Cartas virtuais para idosos

Dos mais de 1,8 milhão de idosos da cidade de São Paulo, 290.771 (16%) vivem sozinhos, sendo 22.680 com 90 anos ou mais, segundo dados da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Mais de 8 mil são completamente solitários e não têm a quem recorrer no caso de uma emergência ou numa simples tarefa cotidiana. Essa vulnerabilidade em tempos de quarentena na pandemia foi alvo de duas propostas vencedoras do evento HackaTrouble.

O Health2Share tem como objetivo fornecer serviços gratuitos aos idosos para facilitar a vida dentro de casa na quarentena. A pessoa especifica e faz a solicitação por meio de um aplicativo e recebe o apoio em casa de um trabalhador voluntário.

O projeto Letters2Tomorrow, criado por alunos da Fatec de Ribeirão Preto (SP), é um site que tem como foco o entretenimento do idoso para enfrentar a quarentena. Ele revive o hábito de troca de cartas neste período de isolamento forçado. "Nosso grupo pensou num site porque é uma faixa etária que não tem tanta desenvoltura com a internet. Assim a pessoa recebe o endereço e clica em cima para abrir. Um aplicativo precisa entrar numa loja virtual para baixar e muitas vezes os idosos não sabem fazer isso. Eu tenho esse exemplo em casa. Toda vez que meus avós precisam baixar algum aplicativo, eles me chamam. Nosso site é bem simples e intuitivo", diz Ana Vitória Eichenberger Teixeira, 19 anos, coordenadora do projeto.

Por se tratar de um costume comum das gerações mais antigas, Ana Vitória e seu grupo apostam que a proposta de troca de cartas virtuais pode ter também uma usabilidade pós pandemia.

OS PROJETOS VENCEDORES DO HACKATROUBLE

CATEGORIA SAÚDE

E-Atenção: Plataforma de videoconferência para conectar profissionais de saúde com as pessoas que precisam de atendimento médico para avaliação de sintomas ou acompanhamento de rotina, passando pelo mesmo processo de triagem e fluxo de um atendimento pessoal. Equipe: Manuel da Silva Junior, Júlia Maria de Oliveira Camargo, Pedro Martins Feliciano, Renato Aguiar Castellani e Vanessa Pereira Gomes.

MED Ctrl: Sistema de gestão de equipamentos de proteção individual (EPIs), suprimentos e outros recursos hospitalares com o intuito de não deixar faltar itens essenciais para prevenção e tratamento da Covid-19 em instituições de saúde. O custo ficaria sob responsabilidade dos fornecedores em benefício das entidades hospitalares. Equipe: Hilton Ricardo de Sousa, Daniel da Silva, Gustavo de Melo Corrente, Milton Sérgio de Oliveira Júnior e Silvio Carvalho de Souza.

Atitude: Programa de atendimento médico online para auxiliar médicos e pacientes durante a quarentena, evitando o contato físico e a propagação do vírus. O usuário insere seus dados e sintomas para triagem de uma possível identificação do coronavírus antes de ser encaminhado para uma consulta via chat com um médico cadastrado no sistema. Equipe: Leandra Iria de Mattos, Caio Gabriel de Jesus Pinheiro, William Marques Araújo de Oliveira.

CATEGORIA MOBILIDADE

Kolibri: Plataforma digital para ajudar compradores e vendedores de EPIs de todo o país a se conectarem com transportadores de carga aérea, visando a utilização de aeronaves que ficaram ociosas por conta da pandemia. Equipe: Luís Felipe Gomes Molina, Allan Silva Domingues, Gabriel Marcondes Lopes, Guilherme Claudino e Silva e Marcos Silva de Luca.

VádeBus: Solução que pretende organizar o fluxo de passageiros de ônibus por meio de um aplicativo em que o usuário agenda e paga a passagem. A partir disso, é gerado um QR Code que libera a entrada no veículo. Cada agendamento é enviado para a empresa de transporte, que organiza as frotas de acordo com a demanda. Equipe: Victor Henrique Vicaria Brilhante, Felipe Dayvison da Silva, Gusthavo Santos e Jeanluca Moreno.

DuzzClean: Controlador de higiene de veículos que fará uma análise de quanto o ambiente interno está sendo higienizado. O sistema permitirá a motoristas de táxis e aplicativos controlar a limpeza do carro e compartilhá-la com os usuários. Equipe: João Pablo Souza Mariz, Diego Emanuel Falcão Chaves e Matheus Henrique Ozório.

CATEGORIA NEGÓCIOS

Mercado Futuro: Plataforma em que pequenos negócios poderão ter acesso a dinheiro de forma rápida por intermédio da venda de vouchers pré-pagos. O cliente programa suas compras futuras, ajudando a valorizar os micro empreendimentos, além de ganhar bônus superiores ao rendimento da poupança. Equipe: João Paulo Domingos Terrazan, Daniel de Moura Rego Araújo, Marília Gabriela Soares, Rodrigo Pauletti e Thainá Monteiro Ferreira.

Lavora: Sistema online que apoia microempreendedores individuais (MEIs) no atendimento às demandas por EPIs e serviços de saúde. A plataforma distribui os pedidos em pacotes compatíveis com as capacidades produtivas dos MEIs regionais, reduzindo o tempo de produção e entrega de equipamentos. Equipe: Renan Augusto Cardoso, Gustavo Nogueira Nóbrega, Regina Baptista Barcellos, Renan Guedes de Pinho e Suelen Cristina Batista da Silva.

Feirinha Online: Plataforma que visa criar lojas online e conexões entre comerciantes e consumidores locais, estimulando o comércio local e evitando grandes deslocamentos, nos moldes de uma feira de bairro presencial. Equipe: Pedro Henrique de Melo Andrade, Felipe Carneiro da Silva, Hugo de Oliveira Passos, Jéssika Mayumi Fujimura e Rogesson Barboza da Silva Souza.

CATEGORIA SOCIAL

RoçaEats: Plataforma de comunicação entre produtores rurais, instituições de caridade e líderes comunitários com o objetivo de direcionar excedentes de produção agrícola para doação, combatendo o desperdício e a fome. Equipe: Ingrid Silva Baroni, Henrique Paulo Bonfim, Luiz Henrique Nery, Robeilton Souza da Silva e Simone Silotti.

Health2Share: Solução para auxiliar os idosos a se manterem em casa durante a quarentena, fornecendo serviços gratuitos. O aplicativo permitirá que os idosos peçam ajuda e sejam assistidos por apoiadores voluntários. Equipe: João Marcos Gonçalves Barbosa, Helder de Oliveira Gomes Filho, Igor Ferreira Ferrani e Luiz Couto Meirelles Júnior.

Letters2Tomorrow: Projeto com o intuito de resgatar o costume de enviar e receber cartas para entreter os idosos durante o isolamento, por meio de uma plataforma virtual simples e intuitiva que contará com um banco de histórias. Equipe: Ana Vitória Einchenberger Teixeira, Guilherme Moisés de Oliveira Brito e Jonas Pelegrino.

Espaço Pago
Espaço pago