Carrefour reforça ações de segurança e de higiene durante a pandemia

Pixabay

A pandemia do novo coronavírus está mudando a forma como as pessoas estudam, trabalha me fazem compras. Segundo as autoridades de saúde, a melhor forma de prevenir que esse vírus de alto contágio se alastre é o isolamento social.

Diante desse cenário, o Grupo Carrefour Brasil foi a primeira rede varejista no país a adotar medidas contra a contaminação pelo vírus. "Implementamos diversos procedimentos de segurança. Providenciamos máscaras para todas as pessoas que trabalham nas lojas e, além disso, estamos medindo a temperatura dos clientes para garantir um ambiente seguro para todos", explica Luis Moreno, CEO do Varejo da rede Carrefour.

O Grupo elaborou uma cartilha de boas práticas para o varejo alimentar, com base em sua experiência internacional e presença em mais de 30 países, muitos em estágios mais avançados da pandemia. A cartilha traz várias recomendações, entre elas uma atenção ainda maior na higienização das lojas, limpeza constante de carrinhos e esteiras e instalação de painéis de acrílico em todos os caixas, para proteger clientes e operadores.

Para os clientes, a cartilha mostra orientações para toda a jornada de compras: antes, durante e ao chegar em casa (veja abaixo). Tudo começa com a escolha do horário para fazer as compras. O melhor é evitar os fins de tarde, que reúnem mais gente. Não levar crianças às compras, não ir em grupos e nem com pessoas dos grupos de risco também fazem parte dos alertas.

O guia cita ainda a importância de lavar as mãos com água e sabão antes de sair de casa, higienizar com álcool em gel no início das compras e lavar novamente as mãos ao chegar em casa, além de higienizar cada produto, descartar as embalagens e lavar frutas e legumes com uma solução de água sanitária.

Importante também respeitar a distância mínima de ao menos um metro entre as pessoas nas lojas. Para isso, o Carrefour demarcou a área com faixas no chão e algumas lojas estão controlando a quantidade de pessoas na entrada.

Com mais de 86 mil colaboradores no Brasil, o Carrefour adotou home office para funcionários não ligados diretamente à operação, afastou do atendimento os que estão no grupo de risco e criou treinamentos, comunicação direcionada e ações educacionais.

Segundo Roberto Müssnich, CEO do Atacadão, rede de atacarejo que faz parte do Grupo Carrefour Brasil, o mais importante agora é proteger as pessoas. "Para quem não pode estar em casa e trabalhar à distância, os nossos protocolos orientam o dia a dia dos funcionários e o trajeto casa-trabalho-casa. Sempre buscando mais segurança para todos", afirma.

A cartilha é gratuita e foi enviada a associações, fundações, governos estaduais e municipais e para pequenos varejistas. Terá atualizações ao longo do tempo e pode ser acessada em carrefour.com.br/estamos-aqui-por-voce.

No link também é possível ver o horário de funcionamento de todas as lojas da rede Carrefour no Brasil, incluindo Hipermercados, Carrefour Express, Market, Bairro, Drogarias e Postos, assim como lojas dentro de shopping centers, que estão funcionando normalmente. Além da questão da segurança, a rede Carrefour congelou os preços de mais de 200 produtos que levam a marca própria até 2 de junho e negocia com fornecedores para que mantenham os preços dos itens básicos.

Espaço Pago
Espaço pago