Especialistas apresentam propostas e iniciativas sobre como agregar valor para o paciente por meio de um modelo de saúde sustentável

Não existe uma solução milagrosa capaz de acabar, de uma só vez, com os gargalos que impedem que um número cada vez maior de brasileiros tenha acesso à saúde de qualidade.

Mas há, sim, muitas oportunidades para superar esses desafios, como mostrou a 3ªJornada pela Saúde - "A Blueprint for Success - Brazil Summit", realizada pela Takeda, em parceria com o Estúdio Folha, em março deste ano na capital paulista.

O primeiro passo para tornar o sistema de saúde mais sustentável, diz Renata Campos, Presidente da Takeda Brasil, é reunir todos os envolvidos para buscar soluções por meio de experiências que possam ser replicadas e com o conhecimento que só quem lida com o assunto todos os dias pode ter.

Ao longo de todo o evento, representantes do governo, da indústria, dos planos de saúde, dos hospitais, da classe médica e dos pacientes apresentaram propostas do que pode e do que já está sendo feito.

Investir em atenção primária e prevenção; eliminar ineficiências; melhorar a gestão dos recursos; capacitar profissionais da área de saúde, integrar os sistemas público e privado de saúde e empoderar os pacientes foram uma unanimidade durante todo o debate.

O evento foi norteado pela divulgação de um estudo feito pela Unidade de Inteligência da "The Economist", encomendado pela Takeda, que trouxe dados inéditos sobre a desigualdade na distribuição de renda e de equipamentos de saúde no país, além dos custos adicionais decorrentes de um tratamento de saúde de longo prazo tanto para os usuários do SUS como da saúde privada.

Desde 2017, a Takeda tem conseguido ampliar o número de projetos e parcerias para garantir que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso aos avanços trazidos pela pesquisa, pela tecnologia e pelo desenvolvimento de novas terapias.

"A prioridade principal da nossa companhia é colocar o paciente no centro de tudo que nós fazemos", afirma Igor Gomes, Diretor de Estratégia, Acesso ao Mercado e Suporte ao Paciente.

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