"Temos o compromisso de persistir na promoção do acesso à saúde"

Alberto Rocha/Estúdio Folha
RenataCampos, Presidente da Takeda Brasil

Presidente da Takeda Brasil, Renata Campos afirma que promover o debate sobre como ampliar o acesso à saúde é uma prioridade que mostra os compromissos da Takeda, uma das mais importantes indústrias farmacêuticas do mundo, com o tema. "Esse é um assunto que deve estar presente continuamente nas organizações que compõem o setor", afirma.

Pela terceira vez, a Takeda e o Estúdio Folha reuniram representantes de todos os setores da área para discutir propostas para ampliar acesso à saúde. Quais resultados vocês esperam alcançar?

A Takeda é uma biofarmacêutica global com 238 anos de história, cujos valores de Integridade, Justiça, Honestidade e Perseverança, presentes em sua fundação, permanecem muito sólidos até hoje.

Somos guiados pelas nossas quatro prioridades corporativas, que nos orientam em todo e qualquer processo de tomada de decisão. Buscamos colocar o paciente no centro de tudo o que fazemos, construímos confiança com a sociedade, reforçamos a nossa reputação e, por fim, desenvolvemos o nosso negócio.

Nesse sentido, promover o debate em torno da ampliação do acesso à saúde é mais uma iniciativa que mostra os compromissos da Takeda. E esse é um tema que deve estar presente continuamente nas organizações que compõem o setor.

O sistema de saúde é uma engrenagem complexa, que precisa que todos os eixos funcionem em sintonia. Com a realização do "A Blueprint For Success - Brazil Summit", convocamos diferentes atores-chave do setor da saúde para debater acesso, entender os gargalos e, a partir disso, criar parcerias que contribuam para investimento, eficiência e educação, que são os três pilares apontados durante as discussões como essenciais para uma melhor gestão da saúde e consequente ampliação do acesso dos pacientes.

Cada vez mais se fala da necessidade de parcerias entre o setor privado e o setor público. Como ampliar isso?

O primeiro passo para a ampliação das parcerias público-privadas é o entendimento dos entraves e lacunas do sistema de saúde como um todo e a discussão do que pode ser feito. Daí a importância de eventos como "A Blueprint for Success - Brazil Summit", que reúne atores-chave do setor dispostos a viabilizar soluções que garantam melhor eficiência para o setor, baseadas na experiência, sistemas de gestão e organizações advindas dos sistemas público e privado.

Trabalhar a questão do custo do tratamento e desfecho clínico do paciente implica investir em soluções relacionadas ao financiamento em saúde, tendo um novo olhar, por exemplo, para a regulamentação, que hoje muitas vezes não inclui os custos indiretos dos pacientes. Por outro lado, a medicina personalizada é um caminho que prioriza a jornada do paciente e que pode ser uma grande aliada no bom uso dos recursos públicos. Essas foram algumas das principais discussões do nosso evento, em que foi pontuada a responsabilidade de todos os atores da área da saúde para contribuir com a priorização das necessidades dos pacientes e, consequentemente, seus desfechos clínicos.

A Takeda estabelece o compromisso de manter nossa consistência e persistência na promoção do acesso à saúde. A companhia não tem medido esforços para estar cada vez mais próxima da comunidade de pacientes e dos profissionais de saúde para entender melhor as necessidades médicas não atendidas e avaliar de que maneira podemos oferecer suporte às pessoas que dependem dos nossos medicamentos ao redor do mundo.

Qual o papel da indústria farmacêutica para tentar ampliar o acesso da população à saúde?

As indústrias farmacêuticas, como parte do sistema de saúde, têm o compromisso de exercer o seu protagonismo, trocando experiências, discutindo caminhos, criando parcerias e, principalmente, estando abertas para oportunidades que façam sentido para os pacientes no que diz respeito à ampliação do acesso à saúde.

A estratégia de acesso a medicamentos da Takeda tem como objetivo superar as muitas barreiras que impedem os pacientes de alcançar os cuidados e o tratamento de que precisam, independentemente de onde vivem ou das circunstâncias. Enfrentamos esse desafio procurando melhorar a jornada do paciente de forma holística e buscando o fortalecimento dos sistemas de saúde nas regiões e nas áreas em que operamos.

Nossa estratégia visa melhorar a disponibilidade e a acessibilidade de nossos medicamentos inovadores, e isso só é possível por meio de parcerias estratégicas com governos, tanto federal como estadual e municipal, além de instituições acadêmicas e filantrópicas e também com outras empresas do nosso setor. Essas parcerias são essenciais para garantir o alinhamento, a eficiência e a coesão ao lidar com as barreiras de acesso dos pacientes.

Espaço Pago
Espaço pago