Além de levar medicamentos inovadores que façam diferença na vida dos pacientes, a Takeda tem atuado para conscientizar e informar a população sobre seus direitos em relação à saúde. "Os pontos de partida para o empoderamento do paciente são a informação e a educação", afirma Igor Gomes, Diretor de Estratégia, Acesso ao Mercado e Suporte ao Paciente.
Ele lembra que, em 2018, a Takeda encomendou uma pesquisa feita pelo Ibope em parceria com a IQVIA para mensurar o conhecimento da população sobre seus direitos. "A partir desses dados, traçamos uma estratégia que prioriza a educação e a conscientização da população em nossas áreas terapêuticas foco: Gastroenterologia, Oncologia, Doenças Raras, Neurociência, Terapias Derivadas do Plasma e Vacinas."
A pesquisa foi divulgada durante a 2ª Jornada pela Saúde e, desde então, a Takeda tem apoiado cerca de 100 projetos de 40 grupos de pacientes, num total de 2.600 pessoas, além de capacitar médicos por meio de programas de educação médica continuada em todo o país.
Neste ano, afirma Igor Gomes, a Takeda solicitou novo estudo, desta vez para a Unidade de Inteligência da "The Economist", que apontou, entre outros problemas, a falta de dados no sistema de saúde. "Precisamos entender cada vez mais o histórico do paciente, de modo a evitar o desperdício e a falta de eficiência", diz.
Igor Gomes lembra ainda que a Takeda desenvolve uma estratégia global de acesso a medicamentos focada em áreas do país onde há déficit de equipamentos e de profissionais. "Nossa abordagem global de acesso é sustentada pela busca de parcerias estratégicas com apoio à jornada do paciente no que diz respeito à prevenção, conscientização, triagem e diagnóstico, tratamento, apoio ao paciente, além da pesquisa e desenvolvimento de medicamentos inovadores."