VOE PARA O PERU

Sobrevoe Nazca para decifrar os maiores mistérios do país

Nazca
Geoglifo de Nazca

Esparramadas por 450 quilômetros quadrados no árido Deserto de Nazca, a pouco mais de 400 km ao sul de Lima, as Linhas de Nazca e também as de Palpa são um dos grandes mistérios da humanidade. São 70 figuras de plantas e animais e outros 300 desenhos geométricos feitos com cerca de 800 linhas traçadas no solo. Vistas no chão, elas são quase imperceptíveis. É preciso sobrevoar o deserto em pequenos aviões para entender as enormes figuras.

Algumas das pequenas aeronaves que fazem este sobrevoo partem do aeroporto de Pisco, que é a porta de entrada para todos os mistérios desta região. Dali são 200 quilômetros por terra para a cidade de Nazca. Pode-se até mesmo ver pedaços das linhas pela estrada que corta o deserto. Ali, torres metálicas e mirantes naturais ajudam a entender o complexo cenário que atrai 270 mil visitantes por ano. Da pequena pista de decolagem da própria cidade de Nazca outras empresas oferecem o tour aéreo.

Os Nazca, civilização que habitou estes pampas entre os séculos 1 aC e 8, foram os autores da obra, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1994. Mas ninguém ainda conseguiu cravar a finalidade disso. A cientista e matemática alemã María Reiche, após 50 anos de pesquisa, chegou à conclusão de que se tratava de um calendário astronômico.

Nazca
Linhas de Nazca

Ainda que outros pesquisadores tenham outras versões, todos concordam que a grandeza dos Nazca ainda está em processo de descoberta e que eles deixaram grandes contribuições em diferentes áreas do conhecimento científico. Este legado pode ser visitado por todos aqueles que querem conhecer o que existe além das misteriosas linhas. Uma vez em Nazca, uma listinha de outros lugares imperdíveis:

Cahuachi, o Vaticano Pré-hispânico

Um trajeto de 50 minutos de carro a partir da cidade de Nazca leva ao maior centro cerimonial de barro do mundo. É um complexo arqueológico formado por um conjunto de pirâmides de adobe que cobre uma área de 24 quilômetros quadrados. Há um pátio e um grande terraço com recintos cobertos; e no topo dos principais templos foram encontradas grandes salas com dezenas de colunas.

Sítio Arqueológico Cahuachi
Sítio Arqueológico Cahuachi

Aqueduto de Cantalloc

A apenas 5 quilômetros da praça principal de Nazca, esta obra de engenharia hidráulica construída pelos antigos habitantes da região permanece em uso até hoje. Os canais subterrâneos para armazenamento de água têm entradas em forma de espiral, para evitar erosão, e são revestidos de pedras e troncos de huarango (algarrobo). Resistiram bravamente à passagem dos séculos.

Aqueduto de Cantalloc
Aqueduto de Cantalloc

Museu Didático Antonini

Este museu exibe uma coleção de peças arqueológicas das diferentes etapas da cultura Nazca descobertas durante as escavações realizadas no centro cerimonial de Cachuachi. Há cabeças troféu, instrumentos musicais, tecidos e fardos funerários, dentre outros achados. Além disso, se pode apreciar o aqueduto de Bisambra, outro exemplo do magnífico trabalho de engenharia hidráulica dos antigos habitantes da região.

Museu
Museu Didático Antonini

Necrópole de Chauchilla

Localizado a 27 quilômetros da cidade, este antigo cemitério é composto por 13 tumbas pré Incas. Pelo lugar é possível ver múmias em túmulos originais com peças têxteis e cerâmicas da época.

Necrópole de Chauchilla
Necrópole de Chauchilla
Espaço Pago
Espaço pago