O prazer de desbravar o Brasil e o mundo

M�es com Estilo - M�e Gourmet - Est�dio Folha

Dentro ou fora do pa�s, gastando mais ou menos, � poss�vel optar por roteiros que agradem toda a fam�lia

H� mulheres para as quais t�o natural quanto ensinar os filhos a falar ou andar � incentivar o prazer pela viagem e estimular nas crian�as a curiosidade por lugares
e culturas diferentes. Confira as dicas de destinos sugeridos pelas ag�ncias Teresa Perez Tour e CVC.

NACIONAIS

Bonito
Localizado a oeste de Mato Grosso do Sul, Bonito est� a 265 quil�metros da capital Campo Grande. Polo do ecoturismo mundial, � famoso por suas paisagens naturais deslumbrantes, com rios de �guas calmas e transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas. Um dos passeios mais procurados � a gruta do Lago Azul, com cerca de 80 metros de profundidade e impressionantes forma��es rochosas. No Parque Ecol�gico do Rio Formoso � poss�vel praticar boia-cross, mergulho scuba, stand-up paddle e flutua��o com snorkel.

M�es com Estilo - M�e Gourmet - Est�dio Folha
Fernando de Noronha, em Pernambuco, permanece como atra��o natural mesmo ap�s cinco s�culos da chegada do navegador Am�rico Vesp�cio

Fernando de Noronha
Ao desembarcar no arquip�lago pernambucano de Fernando de Noronha, em 1503, o navegador italiano Am�rico Vesp�cio definiu: "O para�so � aqui". E permanece assim at� hoje.

Dividido entre �rea de Preserva��o Ambiental e Parque Nacional Marinho, em 2001, Fernando de Noronha foi declarado Patrim�nio Natural da Humanidade pela Unesco. Formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulc�nica e ocupando uma �rea total de 26 quil�metros quadrados, o arquip�lago oferece trilhas ecol�gicas, passeios de barco, mergulhos, observa��o de golfinhos e surfe.

Trancoso
Fundada por jesu�tas em 1536,a vila de Trancoso, no litoral sul da Bahia, foi descoberta nacionalmente por hippies no fim dos anos 1970. Na ocasi�o, resumia-se a um conjunto de casas ao redor de um grande gramado, com a Igreja de S�o Jo�o Batista ao fundo.

Com o desenvolvimento do turismo na regi�o a partir da d�cada de 1990, Trancoso cresce, sem, no entanto, perder o charme. Nas coloridas casinhas do Quadrado funcionam restaurantes e lojas, alguns bastante requintados.

As praias da regi�o s�o bel�ssimas, como a Ponta do Itaquera e do Rio da Barra. Destaque tamb�m para a Praia do Espelho, uma das mais bonitas do Brasil e reduto de pousadas de charme e restaurantes descolados.

INTERNACIONAIS

Punta Cana
A prov�ncia tem 100 quil�metros de costa e � o destino mais famoso da Rep�blica Dominicana, no Caribe. Uma das praias mais bonitas � Juanillo.

Praticamente deserta, ao contr�rio da animada B�varo, l� � poss�vel fazer um passeio de catamar� e visitar o Hoyo Azul, um po�o de �gua cristalina. Um dos programas mais divertidos para fazer com os filhos (e n�o importa a idade que eles tenham) � nadar em mar aberto com golfinhos, le�es-marinhos e tubar�es.

M�es com Estilo - M�e Gourmet - Est�dio Folha
Um dos destaques de San Andr�s, na Col�mbia, � a variedade de cores de suas �guas, tornando o destino ideal para mergulhadores; a vida marinha � diversificada e faz do fundo do mar um espet�culo

San Andr�s
700 quil�metros da costa da Col�mbia, a ilha de San Andr�s fica em uma regi�o que, dadas as tantas variedades de azul, ficou conhecida como "Mar de Sete Cores". S� isso j� vale a viagem.

Pela orla, praias de areia branca s�o cercadas por arrecifes de corais, o que atrai mergulhadores do mundo todo. Os destaques s�o Spratt Bight e Rocky Cay.

Outra atra��o da ilha � o g�iser natural Hoyo Soplador, produzido pela press�o com que a onda do mar entra nos t�neis de pedra. O Parque Regional Johnny Cay, a 15 minutos de San Andr�s, tem tartarugas, iguanas, lagartixas azuis e aves migrat�rias e disp�e de bares e restaurantes com comidas e bebidas t�picas. A 20 minutos de avi�o, fica a ilha de Provid�ncia. Com o t�tulo de Reserva da Biosfera, dado pela Unesco, possui natureza intocada.

Cidade do Cabo e Kruger Park
A viagem � �frica do Sul agrada a todas as idades. A capital Cidade do Cabo � uma cidade com belezas naturais e movimentada cena cultural. Na praia de Boulders Beach � poss�vel conhecer os pinguins africanos.

Vale a visita � Reserva Natural do Cabo da Boa Esperan�a, considerado Patrim�nio Natural da Humanidade pela Unesco, e ao mirante Cape Point, para testemunhar o encontro entre os oceanos Atl�ntico e �ndico.

Programe-se de modo a estar na cidade em um s�bado e n�o deixe de visitar The Old Biscuit Mill, um espa�o que abriga galerias de arte, artesanato, lojas de moda e design, al�m de restaurantes e feiras gastron�micas.

Apesar de todos esses atrativos, n�o se pode falar em �frica do Sul sem mencionar os saf�ris fotogr�ficos do Kruger Park. Criado em 1926, o parque tem 20 mil quil�metros quadrados, onde vivem 500 esp�cies de p�ssaros, cem de repteis, quase 150 de mam�feros, v�rios s�tios arqueol�gicos e uma surpreendente diversidade de �rvores e flores.

Sempre guiados por guardas florestais, os passeios promovem descobertas e s�o impressionantes.

Londres e Dublin
Muita hist�ria e agita��o cultural s�o os principais atrativos da viagem a Londres e Dublin. Na capital da Inglaterra, s�o imperd�veis os passeios ao Pal�cio de Buckingham, resid�ncia oficial da rainha Elizabeth II, com parada para a cerim�nia da troca de guarda, �s 11h30; Hyde Park; Abadia
de Westminster; Parlamento; Big Ben e Big Eye.

Vale conferir o Museu de Hist�ria Natural e o mercado de pulgas de Portobello Road, em Nothing Hill. Se houver tempo, n�o deixe de conhecer uma das cidades ao redor de Londres, como Oxford ou Cambridge.

Em Dublin, na Irlanda, o programa tamb�m � riqu�ssimo do ponto de vista cultural. H� o belo Castelo de Dublin, o Trinity College e a ponte Hapenny, entre outras atra��es. Nos arredores da cidade, n�o deixe de visitar o charmoso condado de Wicklow, o castelo de Powerscourt ou o
Conjunto Arqueol�gico do Vale do Boyne, em New Grange, um dos mais famosos s�tios pr�-hist�ricos do mundo.

Buenos Aires
Apesar dos conturbados cen�rios pol�tico e econ�mico, Buenos Aires continua sendo uma das cidades mais charmosas da Am�rica do Sul. H� muito o que ver e fazer na capital argentina, como a Plaza de Mayo e o Teatro C�lon.

Os caf�s portenhos s�o um charme. Inaugurado em 1858, o bel�ssimo Caf� Tortoni, de inspira��o art nouveau, � uma viagem no tempo. � imperd�vel tamb�m uma visita � livraria Ateneo.

Outros passeios interessantes s�o o bairro da Recoleta, com seus palacetes e edif�cios de inspira��o europeia.

L�, � obrigat�ria uma ida ao cemit�rio da Recoleta, um verdadeiro museu a c�u aberto. El Caminito, no bairro de La Boca, � a famosa rua de casas coloridas, onde � poss�vel encontrar bailarinos dan�ando tango e artistas expondo suas obras. N�o deixe de visitar a Fundaci�n Proa.

Quem gosta de futebol n�o deve perder o est�dio La Bombonera, sede do Boca Juniors.

Dubai
Localizado na costa do Golfo P�rsico, Dubai � um dos sete emirados dos Emirados �rabes.

A viagem por si s� j� valeria por colocar as crian�as em contato com a cultura mu�ulmana. Mas Dubai � uma cidade superlativa. As constru��es chamam a aten��o pela grandiosidade.

No 124� andar do maior edif�cio do mundo, o Burj Khalifa, com 828 metros de altura e 160 pavimentos, o observat�rio At the Top oferece uma incr�vel vista de 360 graus do mar e do deserto. � poss�vel ver ainda os arquip�lagos artificias, como o The World, r�plica de um mapa-m�ndi.

Uma das atra��es mais procuradas � nadar com golfinhos e esquiar em pleno deserto. O Ski Dubai � um resort de esqui in door, com cinco pistas de dificuldades variadas. Entre tantos passeios, um dos mais fascinantes � a bordo de um ve�culo 4X4 no deserto.

O p�r-do-sol visto das dunas � magn�fico. Vale a pena participar de um jantar tipicamente �rabe, em um acampamento bedu�no. Dubai tamb�m concentra as mais sofisticadas lojas do mundo, al�m de excelente gastronomia.

Roteiros de bicicleta
Existem roteiros que priorizam os passeios de bicicleta. Os destinos tendem a fugir do �bvio e podem ser os mais diversos. Uma das riquezas das viagens de bicicleta � que elas sempre carregam um ar de aventura.

Dois passeios cl�ssicos s�o a regi�o da Toscana, na It�lia, e o Alentejo, em Portugal. � poss�vel percorrer destinos mais isolados, como o percurso Paro, Punakha, Thimphu e Upper Paro Valley, no isolado But�o, ou o Chiang Mai & Chiang Rai, na ex�tica Tail�ndia.

Publicidade