O prazer de desbravar o Brasil e o mundo

Mães com Estilo - Mãe Gourmet - Estúdio Folha

Dentro ou fora do país, gastando mais ou menos, é possível optar por roteiros que agradem toda a família

Há mulheres para as quais tão natural quanto ensinar os filhos a falar ou andar é incentivar o prazer pela viagem e estimular nas crianças a curiosidade por lugares
e culturas diferentes. Confira as dicas de destinos sugeridos pelas agências Teresa Perez Tour e CVC.

NACIONAIS

Bonito
Localizado a oeste de Mato Grosso do Sul, Bonito está a 265 quilômetros da capital Campo Grande. Polo do ecoturismo mundial, é famoso por suas paisagens naturais deslumbrantes, com rios de águas calmas e transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas. Um dos passeios mais procurados é a gruta do Lago Azul, com cerca de 80 metros de profundidade e impressionantes formações rochosas. No Parque Ecológico do Rio Formoso é possível praticar boia-cross, mergulho scuba, stand-up paddle e flutuação com snorkel.

Mães com Estilo - Mãe Gourmet - Estúdio Folha
Fernando de Noronha, em Pernambuco, permanece como atração natural mesmo após cinco séculos da chegada do navegador Américo Vespúcio

Fernando de Noronha
Ao desembarcar no arquipélago pernambucano de Fernando de Noronha, em 1503, o navegador italiano Américo Vespúcio definiu: "O paraíso é aqui". E permanece assim até hoje.

Dividido entre Área de Preservação Ambiental e Parque Nacional Marinho, em 2001, Fernando de Noronha foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica e ocupando uma área total de 26 quilômetros quadrados, o arquipélago oferece trilhas ecológicas, passeios de barco, mergulhos, observação de golfinhos e surfe.

Trancoso
Fundada por jesuítas em 1536,a vila de Trancoso, no litoral sul da Bahia, foi descoberta nacionalmente por hippies no fim dos anos 1970. Na ocasião, resumia-se a um conjunto de casas ao redor de um grande gramado, com a Igreja de São João Batista ao fundo.

Com o desenvolvimento do turismo na região a partir da década de 1990, Trancoso cresce, sem, no entanto, perder o charme. Nas coloridas casinhas do Quadrado funcionam restaurantes e lojas, alguns bastante requintados.

As praias da região são belíssimas, como a Ponta do Itaquera e do Rio da Barra. Destaque também para a Praia do Espelho, uma das mais bonitas do Brasil e reduto de pousadas de charme e restaurantes descolados.

INTERNACIONAIS

Punta Cana
A província tem 100 quilômetros de costa e é o destino mais famoso da República Dominicana, no Caribe. Uma das praias mais bonitas é Juanillo.

Praticamente deserta, ao contrário da animada Bávaro, lá é possível fazer um passeio de catamarã e visitar o Hoyo Azul, um poço de água cristalina. Um dos programas mais divertidos para fazer com os filhos (e não importa a idade que eles tenham) é nadar em mar aberto com golfinhos, leões-marinhos e tubarões.

Mães com Estilo - Mãe Gourmet - Estúdio Folha
Um dos destaques de San Andrés, na Colômbia, é a variedade de cores de suas águas, tornando o destino ideal para mergulhadores; a vida marinha é diversificada e faz do fundo do mar um espetáculo

San Andrés
700 quilômetros da costa da Colômbia, a ilha de San Andrés fica em uma região que, dadas as tantas variedades de azul, ficou conhecida como "Mar de Sete Cores". Só isso já vale a viagem.

Pela orla, praias de areia branca são cercadas por arrecifes de corais, o que atrai mergulhadores do mundo todo. Os destaques são Spratt Bight e Rocky Cay.

Outra atração da ilha é o gêiser natural Hoyo Soplador, produzido pela pressão com que a onda do mar entra nos túneis de pedra. O Parque Regional Johnny Cay, a 15 minutos de San Andrés, tem tartarugas, iguanas, lagartixas azuis e aves migratórias e dispõe de bares e restaurantes com comidas e bebidas típicas. A 20 minutos de avião, fica a ilha de Providência. Com o título de Reserva da Biosfera, dado pela Unesco, possui natureza intocada.

Cidade do Cabo e Kruger Park
A viagem à África do Sul agrada a todas as idades. A capital Cidade do Cabo é uma cidade com belezas naturais e movimentada cena cultural. Na praia de Boulders Beach é possível conhecer os pinguins africanos.

Vale a visita à Reserva Natural do Cabo da Boa Esperança, considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, e ao mirante Cape Point, para testemunhar o encontro entre os oceanos Atlântico e Índico.

Programe-se de modo a estar na cidade em um sábado e não deixe de visitar The Old Biscuit Mill, um espaço que abriga galerias de arte, artesanato, lojas de moda e design, além de restaurantes e feiras gastronômicas.

Apesar de todos esses atrativos, não se pode falar em África do Sul sem mencionar os safáris fotográficos do Kruger Park. Criado em 1926, o parque tem 20 mil quilômetros quadrados, onde vivem 500 espécies de pássaros, cem de repteis, quase 150 de mamíferos, vários sítios arqueológicos e uma surpreendente diversidade de árvores e flores.

Sempre guiados por guardas florestais, os passeios promovem descobertas e são impressionantes.

Londres e Dublin
Muita história e agitação cultural são os principais atrativos da viagem a Londres e Dublin. Na capital da Inglaterra, são imperdíveis os passeios ao Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha Elizabeth II, com parada para a cerimônia da troca de guarda, às 11h30; Hyde Park; Abadia
de Westminster; Parlamento; Big Ben e Big Eye.

Vale conferir o Museu de História Natural e o mercado de pulgas de Portobello Road, em Nothing Hill. Se houver tempo, não deixe de conhecer uma das cidades ao redor de Londres, como Oxford ou Cambridge.

Em Dublin, na Irlanda, o programa também é riquíssimo do ponto de vista cultural. Há o belo Castelo de Dublin, o Trinity College e a ponte Hapenny, entre outras atrações. Nos arredores da cidade, não deixe de visitar o charmoso condado de Wicklow, o castelo de Powerscourt ou o
Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, em New Grange, um dos mais famosos sítios pré-históricos do mundo.

Buenos Aires
Apesar dos conturbados cenários político e econômico, Buenos Aires continua sendo uma das cidades mais charmosas da América do Sul. Há muito o que ver e fazer na capital argentina, como a Plaza de Mayo e o Teatro Cólon.

Os cafés portenhos são um charme. Inaugurado em 1858, o belíssimo Café Tortoni, de inspiração art nouveau, é uma viagem no tempo. É imperdível também uma visita à livraria Ateneo.

Outros passeios interessantes são o bairro da Recoleta, com seus palacetes e edifícios de inspiração europeia.

Lá, é obrigatória uma ida ao cemitério da Recoleta, um verdadeiro museu a céu aberto. El Caminito, no bairro de La Boca, é a famosa rua de casas coloridas, onde é possível encontrar bailarinos dançando tango e artistas expondo suas obras. Não deixe de visitar a Fundación Proa.

Quem gosta de futebol não deve perder o estádio La Bombonera, sede do Boca Juniors.

Dubai
Localizado na costa do Golfo Pérsico, Dubai é um dos sete emirados dos Emirados Árabes.

A viagem por si só já valeria por colocar as crianças em contato com a cultura muçulmana. Mas Dubai é uma cidade superlativa. As construções chamam a atenção pela grandiosidade.

No 124º andar do maior edifício do mundo, o Burj Khalifa, com 828 metros de altura e 160 pavimentos, o observatório At the Top oferece uma incrível vista de 360 graus do mar e do deserto. É possível ver ainda os arquipélagos artificias, como o The World, réplica de um mapa-múndi.

Uma das atrações mais procuradas é nadar com golfinhos e esquiar em pleno deserto. O Ski Dubai é um resort de esqui in door, com cinco pistas de dificuldades variadas. Entre tantos passeios, um dos mais fascinantes é a bordo de um veículo 4X4 no deserto.

O pôr-do-sol visto das dunas é magnífico. Vale a pena participar de um jantar tipicamente árabe, em um acampamento beduíno. Dubai também concentra as mais sofisticadas lojas do mundo, além de excelente gastronomia.

Roteiros de bicicleta
Existem roteiros que priorizam os passeios de bicicleta. Os destinos tendem a fugir do óbvio e podem ser os mais diversos. Uma das riquezas das viagens de bicicleta é que elas sempre carregam um ar de aventura.

Dois passeios clássicos são a região da Toscana, na Itália, e o Alentejo, em Portugal. É possível percorrer destinos mais isolados, como o percurso Paro, Punakha, Thimphu e Upper Paro Valley, no isolado Butão, ou o Chiang Mai & Chiang Rai, na exótica Tailândia.

Publicidade