Treinos r�pidos e de alta intensidade s�o op��es para quem tem pouco tempo livre

M�es com Estilo - M�e Gourmet - Est�dio Folha

Al�m da curta dura��o, os exerc�cios mais procurados s�o aqueles que utilizam o peso do pr�prio corpo

Est� em curso uma revolu��o nos conhecimentos sobre a fisiologia do exerc�cio f�sico. Atualmente, os especialistas n�o se dedicam a desvendar apenas o que acontece com o organismo durante a atividade, mas, sobretudo, depois dela. E, conforme os estudos mais recentes, n�o h� treino mais impactante do que o de alta intensidade e curta dura��o, conhecido pela sigla em ingl�s HIIT ("High Intensity Interval Training").

De modo geral, o m�todo fundamenta-se na altern�ncia entre esfor�os de alta e baixa intensidades, segundo Eduardo Netto, diretor t�cnico do Grupo Bodytech. Os treinos consistem em realizar exerc�cios durante um curto per�odo (variando de meio segundo a dois minutos), seguidos por repouso ou outra s�rie realizada em ritmo mais lento, com, no m�ximo, tr�s minutos de dura��o.

Dessa forma, o tempo total gasto com a atividade � em torno de meia hora -um grande atrativo para quem tem a agenda corrida."O treinamento mais eficiente, no entanto, � aquele em que o aluno atinge de 80% a 90% de sua frequ�ncia card�aca m�xima", diz Larissa Kussano, gerente de muscula��o da Bio Ritmo.

M�es com Estilo - M�e Gourmet - Est�dio Folha
Ballet fitness combina os movimentos do bal� cl�ssico com exerc�cios de condicionamento f�sico

O grande diferencial do HIIT est� no modo como o organismo se recupera do treino. Como os exerc�cios s�o intensos, a adapta��o pode se prolongar por at� 14 horas depois da atividade. Nesse per�odo, o metabolismo mant�m-se acelerado e intensifica-se a produ��o de subst�ncias, como o horm�nio do crescimento, do GH. Entre tantas fun��es, o GH est� associado ao aumento da massa muscular.

O HITT pode ser aplicado aos mais variados tipos de treino -corrida, bicicleta, nata��o e flex�es de bra�o, entre outros. O m�todo, por�m, vem sendo muito usado nos treinos funcionais. Mais din�mica do que os treinamentos tradicionais, essa modalidade aciona os m�sculos, em movimentos semelhantes �queles feitos no dia a dia. "Voc� treina o movimento e n�o apenas um grupo muscular espec�fico", diz Netto, da Bodytech. Al�m de tonificar os m�sculos e queimar gordura, o treino funcional melhora a flexibilidade, coordena��o motora, equil�brio e capacidade respirat�ria.

Outra vantagem apontada pelo especialista � o uso do pr�prio corpo como carga. Ao dispensar o uso de equipamentos, o de exerc�cio pode ser praticado em qualquer lugar. Uma das aulas mais procuradas atualmente s�o as de ballet fitness, resultado da combina��o de posturas do ballet cl�ssico com exerc�cios de condicionamento f�sico, como agachamentos. Em uma hora, � poss�vel queimar at� 750 calorias.

Publicidade