Compartilhar cama: certo ou errado?

M�es com Estilo - M�e Gourmet - Est�dio Folha

Especialistas se dividem sobre riscos para a seguran�a do beb�; crian�a deve aprender a adormecer sozinha

Dividir a cama com o beb� pode facilitar a vida das m�es que amamentam. A express�o 'cama compartilhada'consiste em colocar o beb� para dormir pertinho da m�e, n�o necessariamente no mesmo leito. Ele pode ficar ao lado da m�e, em um bercinho ou mois�s.

"A cama compartilhada ajuda bastante na amamenta��o. Sair da cama e ir para outro quarto amamentar pode acabar com o aleitamento. � muito cansativo", afirma o pediatra Carlos Eduardo Corr�a.

Sociedades de pediatria de v�rios pa�ses, incluindo a do Brasil, condenam a ado��o dessa pr�tica. "Dormir na mesma cama que a m�e n�o � recomendado em hip�tese alguma, pois acarreta risco de morte s�bita", diz Simone Chaves Fagondes, presidente do Departamento Cient�fico de Medicina do Sono da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).

Defensores do m�todo dizem que n�o est� comprovada a associa��o entre morte s�bita de beb�s e cama compartilhada. "Os estudos ainda s�o controversos", afirma o pediatra Mois�s Chencinski.

Especialistas afirmam que � poss�vel dividir a cama com o beb� em seguran�a desde que algumas medidas sejam adotadas.

"O colch�o precisa ser firme, n�o pode haver v�os entre o colch�o e a cabeceira, e a cabe�a do beb� precisa ficar descoberta", diz a psic�loga Bianca Balassiano, consultora em amamenta��o da Posso Amamentar.

O mais importante � alertar os pais que usam subst�ncias que alteram a consci�ncia, como rem�dios e bebidas, que n�o podem dividir a cama com o beb�. O m�todo tamb�m n�o deve ser adotado por pais fumantes.

M�es com Estilo - M�e Gourmet - Est�dio Folha

Mas a pr�tica pode trazer outros benef�cios, como acalmar o rec�m-nascido. "Beb�s que ficam perto da m�e s�o mais calmos, dormem melhor, ficam mais tranquilos, choram menos", diz o pediatra Jos� Martins Filho, presidente da Academia Brasileira de Pediatria.

Segundo Chencinski, o compartilhamento pode ser um fator de prote��o para o beb�. "H� aumento do v�nculo, prote��o contra apneia do sono, um contato mais constante. Ele aprende a respirar."

Algumas fam�lias n�o se adaptam com a divis�o do leito, pois temem que ela prejudique a intimidade do casal. "N�o existe certo e errado. O importante � determinar o que � vi�vel para cada fam�lia", afirma a "parent coach" Mariana Zanotto Alves.

A psic�loga Renata Soifer Kraiser, autora do livro "O Sono do Meu Beb�", v� desvantagens no compartilhamento. "Isso pode se tornar um problema no futuro. Adormecer sozinho, sem indu��o, � o primeiro movimento que aprendemos a fazer de forma independente. Quando isso n�o acontece, temos uma s�rie de desdobramentos que podem se tornar complicados tanto para a crian�a como para a fam�lia."

Prepare-se para dormir pouco

Rec�m-nascidos podem dormir at� 18 horas por dia. Mas � um sono com v�rias interrup��es.

De acordo com Bianca Balessiano, consultora da Posso Amamentar, as fam�lias t�m expectativas equivocadas sobre o sono do rec�m-nascido.

"Esperam um beb� que vai mamar em hor�rio fixo e deixar a m�e com hor�rio livre para descansar", explica Bianca.

"� preciso entender que � natural que o beb� acorde muito no come�o e que em determinado momento isso vai passar", diz opediatra Carlos Eduardo Corr�a.

O pediatra Mois�s Chencinski diz que as acordadas noturnas est�o ligadas � necessidade de amamenta��o. "Ele n�o sabe a diferen�a entre noite e dia."

Publicidade