Tecnologia muda uso de produtos tradicionais

M�es com Estilo - M�e Gourmet - Est�dio Folha

Ind�stria busca atrair consumidoras com aparelhos multifuncionais

S�culo 20. A m�e abre e fecha arm�rios e monta em um caderninho a lista do que falta em casa. Depois, vai ao supermercado fazer as compras.

S�culo 21. A m�e recebe no smartphone fotos do interior de sua geladeira, feitas pelo pr�prio eletrodom�stico.

No carro, sem tirar as m�os do volante, se conecta � internet e faz as compras. A geladeira, depois, pode controlar se os produtos est�o para vencer.

A descri��o do s�culo 21 n�o � futurista, � presente. Modelos de geladeira que se conectam � internet, tocam m�sica, exibem filmes, tiram foto de seu interior e, de quebra, gelam e conservam os alimentos j� s�o realidade.

O refrigerador com c�meras e acesso direto a pontos de vendas de alimentos, chamado de "family hub", foi apresentado pela multinacional Samsung durante uma feira realizada nos Estados Unidos, no in�cio do ano.H� tamb�m lavadoras de roupa com acesso � internet, televisores com telas dobr�veis ou at� mesmo capazes de controlar a ilumina��o da casa etc.

M�es com Estilo - M�e Gourmet - Est�dio Folha

A tend�ncia da ind�stria � ampliar as fun��es de eletrodom�sticos e dispositivos, que ganham outras finalidades com o uso de aplicativos. � o mesmo que aconteceu com os telefones celulares. Hoje, eles oferecem tantas possibilidades, que ligar para outras pessoas � apenas um detalhe.

A inten��o � facilitar a vida dos usu�rios, que cada vez t�m menos tempo para as antigas atividades da casa, ou permitir que mais de uma tarefa seja feita ao mesmo tempo e no mesmo lugar.

Nas feiras que apresentam novidades tecnol�gicas para a casa, essa ideia de multifun��o de eletr�nicos e vestimentas atrai cada vez mais aten��o e investimento. No caso de e cuidados pessoais,por exemplo, depois das pulseiras que contam passadas, h� suti�s e cintos que monitoram batimentos card�acos, queima de calorias e tamb�m avisam se a pessoa est� sedent�ria.

Uma esp�cie de t�nis, apelidado de "smartshoe", registra os movimentos do usu�rio, monitorando a absor��o do impacto e queima de calorias.

Todo o sistema � conectado a um smartphone, via Bluetooth, e controlado por um aplicativo.

Ou seja, as m�es podem passar menos tempo ocupadas com suas tarefas di�rias para se dedicarem �s atividades mais prazerosas.

Publicidade