Especialista ensina truques para visual moderno

Mães com Estilo - Mãe Gourmet - Estúdio Folha

Segue na moda a tendência para penteados com aparência de look natural e estilo 'bagunçado'

As parisienses e as novaiorquinas descobriram faz tempo que um cabelo bem produzido é o arremate do visual. Como ninguém mais tem tempo (nem dinheiro) para perder horas no salão, a solução pode ser o "faça você mesma".

Arrumar o cabelo no dia a dia nem é tão difícil assim, diz o cabeleireiro João Bosco, do Estúdio Diva, na Vila Madalena (zona oeste). Mas esqueça a ideia de que bastam um bom corte e um xampu para exibir um invejável cabelão.

Cabelos estilizados, domados e com bom caimento pedem produtos finalizadores antes de secar. Não se intimide em usá-los. Saiba que as modelos ficam meia hora entregues a um profissional para produzir aquele cabelo natural e bagunçado que faz tanto sucesso na passarela.

O primeiro passo, diz Bosco, é conhecer seu cabelo: fino, grosso, seco, oleoso, com volume ou sem. A partir daí, há uma gama variada de produtos e marcas.

O mais difícil é descobrir quais dão certo no seu cabelo. É a fase do "teste você mesmo". Depois do xampu e do condicionador, é preciso achar o leave-in (produto sem enxágue) adequado. É ele que combate o frizz, dá volume, modela os cachos ou ondula.

Há produtos em spray, desenvolvidos para cabelos finos, e alguns específicos para raiz.

Já as mousses, que também modelam, têm uma textura mais pesada e, em geral, vão melhorem cabelos oleosos. Há também espumas, uma versão mais leve da mousse. Por outro lado, cabelos com excesso de volume ou
muita química aceitam um leavein mais pastoso.

A gama de produtos nacionais ou importados é imensa. E não há por que temer a sobreposição. "Tudo depende do que você busca", diz Bosco, que gosta de borrifar um spray água do mar para dar o toque final, como a Surf Style, da K.pro.

Para terminar, deve-se retirar o excesso de água e produtos com uma toalha ou papel toalha para dar um efeito natural nos cabelos ondulados.

Nos cabelos lisos, a melhor técnica para buscar volume é secar com secador, com a cabeça para baixo, na posição de baixo para cima. Quando se quer menos volume, o secador deve ser usado de cima para baixo.

Publicidade