Especialista ensina truques para visual moderno

M�es com Estilo - M�e Gourmet - Est�dio Folha

Segue na moda a tend�ncia para penteados com apar�ncia de look natural e estilo 'bagun�ado'

As parisienses e as novaiorquinas descobriram faz tempo que um cabelo bem produzido � o arremate do visual. Como ningu�m mais tem tempo (nem dinheiro) para perder horas no sal�o, a solu��o pode ser o "fa�a voc� mesma".

Arrumar o cabelo no dia a dia nem � t�o dif�cil assim, diz o cabeleireiro Jo�o Bosco, do Est�dio Diva, na Vila Madalena (zona oeste). Mas esque�a a ideia de que bastam um bom corte e um xampu para exibir um invej�vel cabel�o.

Cabelos estilizados, domados e com bom caimento pedem produtos finalizadores antes de secar. N�o se intimide em us�-los. Saiba que as modelos ficam meia hora entregues a um profissional para produzir aquele cabelo natural e bagun�ado que faz tanto sucesso na passarela.

O primeiro passo, diz Bosco, � conhecer seu cabelo: fino, grosso, seco, oleoso, com volume ou sem. A partir da�, h� uma gama variada de produtos e marcas.

O mais dif�cil � descobrir quais d�o certo no seu cabelo. � a fase do "teste voc� mesmo". Depois do xampu e do condicionador, � preciso achar o leave-in (produto sem enx�gue) adequado. � ele que combate o frizz, d� volume, modela os cachos ou ondula.

H� produtos em spray, desenvolvidos para cabelos finos, e alguns espec�ficos para raiz.

J� as mousses, que tamb�m modelam, t�m uma textura mais pesada e, em geral, v�o melhorem cabelos oleosos. H� tamb�m espumas, uma vers�o mais leve da mousse. Por outro lado, cabelos com excesso de volume ou
muita qu�mica aceitam um leavein mais pastoso.

A gama de produtos nacionais ou importados � imensa. E n�o h� por que temer a sobreposi��o. "Tudo depende do que voc� busca", diz Bosco, que gosta de borrifar um spray �gua do mar para dar o toque final, como a Surf Style, da K.pro.

Para terminar, deve-se retirar o excesso de �gua e produtos com uma toalha ou papel toalha para dar um efeito natural nos cabelos ondulados.

Nos cabelos lisos, a melhor t�cnica para buscar volume � secar com secador, com a cabe�a para baixo, na posi��o de baixo para cima. Quando se quer menos volume, o secador deve ser usado de cima para baixo.

Publicidade