Aposte no 'fa�a voc� mesmo'

M�es com Estilo - M�e Gourmet - Est�dio Folha

Quem se arrisca a decorar ou reformar por conta pr�pria precisa aceitar as imperfei��es

Em tempos de crise econ�mica, uma boa sa�da para renovar algum cantinho de casa � colocar a m�o na massa. Segundo o Google, as buscas por solu��es do tipo "fa�a voc� mesmo" dispararam nos �ltimos meses no Brasil. Levantamento feito a pedido do Est�dio Folha revela os seis "como fazer" mais procurados em 12 meses: tapete de barbante, almofadas, abajur, porta-retrato, arm�rio de cozinha e textura em parede.

M�es com Estilo - M�e Gourmet - Est�dio Folha

A jornalista Chris Campos, colunista de criatividade no programa "Decora", do canal pago GNT, ensina DIY ("do it yourself", ou "fa�a voc� mesmo"). Ela diz que, apesar de a crise impulsionar esse tipo de atividade em casa, nem s� isso explica a for�a dessa tend�ncia. "Tenho percebido tr�s movimentos: quem procura solu��es mais baratas, quem busca um hobby e aqueles que se interessam pela reciclagem, aproveitando um material que j� est� sobrando em casa", diz Chris.

Independentemente do motivo, fato � que hoje est� mais f�cil se arriscar com as marteladas e os pinc�is. O YouTube, por exemplo, tem v�deos com tutoriais sobre tarefas para decorar ou reformar a casa. A rede social Pinterest tem refer�ncias e fotos de passo a passo.

Os sites de lojas e fabricantes de material de constru��o tamb�m trazem dicas. A Leroy Merlin, por exemplo, tem um canal que ensina a instalar prateleiras ou aplicar papel de parede. J� a Telhanorte investe em v�deos para ajudar a comprar tintas. A pintura, ali�s, � considerada uma porta de entrada para a bricolagem; mexer em fios el�tricos, para montar uma lumin�ria, por exemplo, � considerado n�vel avan�ado.

F�cil ou dif�cil, o importante, lembra Chris, � entender que dificilmente seu produto vai ficar igual �quele feito por um profissional experiente. "Tem que buscar o prazer e enxergar beleza nas imperfei��es", afirma.

Publicidade