Cursos livres da área são opção diferente para presentear

Escolher um presente no Dia dos Namorados costuma ser uma pressão. Não por acaso as pessoas recorrem com alguma previsibilidade aos bombons, flores, perfumes e roupas. Quer variar? Aproveite a onda da tecnologia da informação.

Um presente original para quem gosta de estudar e se interessa por tecnologia são os cursos livres da área oferecidos pelo Senac. Mais voltada para redes e infraestrutura, a escola tem uma pegada direcionada para Computação Gráfica, Desenvolvimento de Sistemas, Gestão em TI e Informática para o Escritório. Dentro desses temas, o instituto oferece um rol variado de cursos, de Lógica de Programação e Programação de Jogos para Web até Desenho e Animação 3D.

Se o(a) presenteado(a) for uma pessoa ocupada ou então mais caseira, os cursos do Instituto Politécnico de Ensino à Distância (IPED) ou da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) podem ser assistidos online. É o caso do programa sobre AutoCAD, um software para elaboração de desenho em duas ou três dimensões, ministrado pelo IPED; ou das aulas sobre SharePoint da Fiap, uma ferramenta que facilita a criação de portais corporativos e intranet, própria para quem deseja otimizar o gerenciamento de equipes.

Quem tem esse perfil empreendedor e precisa aprimorar a organização do seu negócio pode também cursar, ainda na FIAP, as aulas de Enviosioning Big Data, que ensinam integração de dados, processamento paralelo e arquitetura para tomadas de decisões em uma empresa. Esse, entretanto, é off-line.

Há também quem tenha o perfil mais engajado e queira aprender como lutar pelos seus direitos através da internet sem ser um "militante de sofá". O presente ideal para essas pessoas que querem superar o ativismo do Facebook e buscam aprender como atuar na sociedade em rede são os cursos do Instituto Tecnologia e Sociedade. Sediado no Rio de Janeiro e fundado pelos especialistas em Direitos Civis e Digitais, Sergio Branco e Ronaldo Lemos, o ITS advoga por privacidade e garantia de direitos na web, e por isso, oferece aulas on-line sobre Proteção da Imagem na Internet e Liberdade de Expressão e Responsabilidade Civil.

Espaço Pago